PF, Ibama e PM combatem extração em Rondônia

22/02/2022
A ação, que ocorreu no município de Espigão do Oeste e áreas vizinhas, conseguiu destruir 12 dragas que estavam ativas e ilegais.

 

A Polícia Federal, com apoio do Ibama e da Polícia Militar de Rondônia, deflagrou nos dias 15 e 16 de fevereiro a operação Submerso, com o objetivo de combater a extração ilegal de minério de ouro no Rio Roosevelt, que, durante o seu percurso, atravessa as Terras Indígenas Roosevelt, Zoró e Aripuanã.

A extração acontecia com o uso de dragas e emprego de produtos tóxicos. Os equipamentos mexiam no fundo do rio e, por sucção, levavam o material até a superfície, para realização do processo de separação em busca do ouro.

A ação, que ocorreu no município de Espigão do Oeste e áreas vizinhas, conseguiu destruir 12 dragas que estavam ativas e ilegais. 

Operação Illegal Mining

A PF também realizou a Operação Illegal Mining com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada na compra e venda de ouro proveniente de garimpos ilegais. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Roraima, em desfavor da empresa investigada e de dois sócios. 

As investigações iniciaram em junho de 2021, quando a Polícia Federal tomou conhecimento de denúncia segundo a qual uma empresa de materiais agrícolas em Boa Vista estaria comprando ouro extraído ilegalmente de terras indígenas e exportando para fora de Roraima.

O minério adquirido era embarcado em aviões de pequeno porte e transportado até Itaituba (PA), onde ganhava aspecto de legalidade ao se misturar com ouro de lavras regularizadas. Não houve prisão em flagrante.