Países aceleram ações por autossuficiência

04/07/2023
Para o Ibram, esta é uma oportunidade para expandirmos a mineração com base sustentável no País

 

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realizou dia 4 de julho, a 4ª edição do e-mineração do Brasil, evento gratuito e 100% on-line para que pequenas e médias empresas de qualquer setor e de qualquer estado possam negociar propostas comerciais com as grandes mineradoras. “Com as tensões geopolíticas, os países aceleram ações pela autossuficiência, inclusive de commodities minerais. Esta é uma oportunidade para expandirmos a mineração com base sustentável no País. As mineradoras buscam evoluir e sabem que precisam contar com a cadeia de suprimentos alinhada aos seus interesses e objetivos corporativos e institucionais”, afirmou o vice-presidente do Conselho Diretor do IBRAM e CEO da Lundin Mining, Ediney Maia Drummond, durante a abertura do e-Mineração 2023.

Drummond disse ainda que o instituto atua para fortalecer o relacionamento entre as mineradoras associadas e diversos públicos. “Incentivamos a inovação, difundimos conhecimentos, boas práticas e articulamos oportunidades de desenvolvimento para todo o setor”.

O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, afirmou que não existe mais espaço na economia para os que não tenham a sustentabilidade como prioridade. “É absolutamente necessário focar na sustentabilidade para obter o lucro, fazendo o caminho inverso do passado. A preocupação com o meio ambiente é peça fundamental para o desenvolvimento de qualquer setor industrial”, afirmou.

Para Jungmann, a Agenda ESG da Mineração do Brasil tem dado respostas a essa questão, já que estruturada pelo Instituto e seus associados, busca promover as transformações nos processos da mineração e, tornar o setor um ambiente mais seguro e responsável. Jungmann citou ainda que a mineração, em 2021, arrecadou R$ 117 bilhões em impostos e R$10 bilhões em royalties no Brasil, além de empregar, direta ou indiretamente, dois milhões de pessoas.

Sander Elias Rodrigues, head de Negócios da Armac, patrocinadora do e-Mineração 2023, comentou da importância de unir temas como segurança, eficiência, inovação, sustentabilidade para abrir possibilidade de novos negócios. “Unir diferentes atores em um evento com debates enriquecedores certamente reflete positivamente no  desenvolvimento econômico e na melhoria de competitividade e da produtividade de todo o segmento. Para nós é um orgulho fazer parte da mineração. Uma atividade que transforma e proporciona desenvolvimento local, emprego, renda e qualificação profissional a todos”. Já Marcelo Martins, CEO da Make Gestão e Treinamentos, também patrocinadora do evento, lembrou como a gestão é necessária para a evolução de qualquer setor industrial e, em especial, da mineração. “A vida útil de uma mina, de uma barragem, depende fundamentalmente de uma boa gestão. Este setor, tão importante para a economia do país, com representatividade de 4% no Produto Interno Bruto (PIB), necessita de investimentos em gestão qualificada”, disse, se referindo sobre a importância de se participar de eventos como o e- Mineração.

O deputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG) também participou da abertura do evento, onde discursou sobre a necessidade do setor ser mais presente no Congresso. “Criamos a Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) para debater as principais pautas desse setor e trazer mais transparência para este segmento. Nos reunimos duas vezes por mês para construir a pauta prioritária da mineração, com temas fundamentais para a evolução desta importante atividade econômica”.