Operação combate desmatamento e garimpo ilegal

09/06/2022
A ação ocorreu na Terra Indígena Ituna Itatá, em uma área próxima dos municípios de Altamira e Senador José Porfírio, no Pará.

 

Com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), a Polícia Federal deflagrou, dia 7 de junho, a Operação Donos da Terra, de combate ao desmatamento e a garimpos ilegais em áreas indígenas na região sudoeste do Pará. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão.

A ação ocorreu em conjunto com o apoio do Ibama e a Força Nacional de Segurança Pública na Terra Indígena Ituna Itatá, em uma área próxima dos municípios de Altamira e Senador José Porfírio. Os agentes da PF foram mobilizados em aeronaves, embarcações e viaturas, para coibir crimes ambientais e crimes contra a ordem econômica, com penas de até 14 anos de reclusão.

Parte do desmatamento é resultado da extração de ouro, feita com máquinas como balsas, dragas, pás-carregadeiras e escavadeiras hidráulicas. A operação Donos da Terra faz parte de um conjunto de ações chamado Operação Guardiões do Bioma, criada pelo governo brasileiro para cumprir os acordos internacionais firmados na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26).

Direto da Fonte