CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Itafos reinicia planta de ácido sulfúrico em Arraias

21/10/2021
O recomissionamento deve ser concluído em quatro meses, a fim de iniciar as vendas de ácido sulfúrico durante o primeiro trimestre de 2022.

 

A Itafos Inc. irá reiniciar a planta de ácido sulfúrico em Arraias, no estado de Tocantins. O recomissionamento da planta de ácido sulfúrico em Arraias deve ser concluído em quatro meses, a fim de iniciar as vendas de ácido sulfúrico durante o primeiro trimestre de 2022. “Continua havendo uma demanda significativa por produtos fertilizantes em todo o mundo, incluindo ácido sulfúrico em nossos mercados brasileiros. Reiniciar nossa planta de ácido sulfúrico em Arraias nos dá a oportunidade de atender à demanda do mercado com margens positivas, enquanto continuamos avaliando alternativas estratégicas”, disse G. David Delaney, CEO da Itafos. 

A planta de ácido sulfúrico de Arraias tem capacidade de produção de 220 mil t por ano e como o restante da infraestrutura associada ao negócio de fertilizantes fosfatados verticalmente integrados de Arraias, está desativada desde o quarto trimestre de 2019. O restante da infraestrutura principal de Arraias, incluindo sua mina, planta de beneficiamento, planta de acidulação e planta de granulação devem permanecer ociosos de acordo com as práticas recomendadas.

O reinício da planta de ácido sulfúrico em Arraias é independente do programa de reinício de estágio de passagem anunciado anteriormente lançado durante o segundo trimestre de 2020. O próximo resultado relacionado ao programa de reinício de estágio de passagem continua a ser a conclusão de um modelo geológico revisado e plano de mina de longo prazo da mina de Domingos, que deve ser concluída durante o quarto trimestre de 2021.