IPCF cai em janeiro de 2022

16/02/2022
O índice é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre preços de fertilizantes e de commodities agrícolas.

 

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) fechou janeiro deste ano em 1,50, a primeira queda após sete meses. Em dezembro de 2021, o IPCF havia registrado 1,69. Com esta redução, é aguardado um cenário mais positivo para aquisição do insumo por produtores rurais.

Os principais motivos para essa melhora são os preços das commodities agrícolas, em especial da soja, milho e algodão, que tiveram alta em relação ao último mês devido às quebras de safra anunciadas após eventos climáticos adversos, principalmente na região Sul. O preço médio dos fertilizantes caiu em janeiro, liderado principalmente pelos nitrogenados, que têm a janela de comercialização se fechando no Brasil e encontrando pouco suporte em outras regiões do mundo. Por outro lado, um reajuste para o potássio é esperado no período e o mercado observa a evolução das questões macroeconômicas envolvendo a Bielorrússia, além da crise entre Rússia e Ucrânia. 

Apesar dos eventos climáticos, a rentabilidade das principais lavouras no Brasil continua positiva e há otimismo para a safra 2021/2022. Além disso, a demanda global por fertilizantes – no Brasil e exterior – continua em crescimento. A quarta estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada em janeiro, aponta para um crescimento na produção de grãos frente à temporada 2020/21. De acordo com o levantamento, o Brasil deve produzir um volume total de 284,4 milhões de toneladas, um incremento de 12,5% ou 32 milhões de toneladas.

O índice é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. O IPCF consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. Uma relação menor que 1,0 indica que os fertilizantes estão mais acessíveis do que no mesmo período em 2017, e uma relação maior que 1,00 significa que os adubos estão menos acessíveis em comparação com o mesmo período. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.