Homenagens no retorno presencial do evento

09/06/2022
O encontro recebeu mais de 800 trabalhos que serão apresentados nas sessões técnicas ao longo da semana.

 

A cerimônia de abertura da 6ª edição da ABM WEEK, realizada dia 7 de junho, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, reuniu em um auditório lotado os organizadores do evento técnico-científico e centenas de participantes. “A ABM WEEK tem a enorme missão de promover o intercâmbio tecnológico e de conhecimento no setor, buscando aumentar sua competitividade. Tenho certeza de que serão três dias intensos, com uma programação robusta focada em inovação tecnológica e nas tendências que vão nos guiar”, afirmou Marcos Eduardo Faraco Wahrhaftig, vice-presidente da Operação da Gerdau Brasil e coordenador geral da 6ª ABM WEEK.

O encontro recebeu mais de 800 trabalhos que serão apresentados nas sessões técnicas ao longo da semana. O número foi considerado expressivo em um momento em que ainda se sentem os impactos do auge da pandemia COVID-19, lembrou Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. “Ao longo dos dois últimos anos, tivemos que nos reinventar e realizar diversos webinars ao longo da pandemia, além de ter investido em uma reestruturação dos regionais da Associação”, disse Leal. 

A sede da ABM na Casa de Metal Espaço Cultural passou por transformações com a ajuda dos mantenedores. “O momento crítico recentemente vivenciado pode apontar para novos caminhos futuros”, argumentou Sergio Leite de Andrade, presidente do conselho de administração da Usiminas e presidente do Conselho de Administração da ABM.  Para Maurício Metz, diretor corporativo industrial, de engenharia e SSMA da Gerdau, o evento funcionará como um fórum importante para a indústria neste momento, especialmente considerando o período adverso recém enfrentado. “Os dois últimos anos foram desafiadores, mas acreditamos que eles fazem parte de um caminho para a sustentabilidade dos nossos negócios”, ele afirmou.

A cerimônia também incluiu as premiações e homenagens tradicionalmente conferidas pela ABM e por patrocinadores. A Medalha Hubertus Colpaert 2020, que reconhece o mérito em metalurgia física e metalografia, foi entregue a Dagoberto Brandão Santos, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Alamar Kasan Duarte recebeu a Medalha Vicente Chiaverini 2021 de mérito em processos. 

Patrocinadores entregaram sete prêmios temáticos: redução e aglomeração de minérios (Família Meyers), incentivo à iniciação científica (Waelzholz Brasmetal Laminação), Prêmio Luiz Dumont Villares (Villares Metals), Villares Metals Bronze (Villares Metals), Villares Metals Prata (Villares Metals), Usiminas de Inovação (Usiminas) e Vale. Também foi entregue o prêmio JMRT Career Award ao engenheiro Dirk Raabe, do Max-Planck-Institut für Eisenforschung.

A maior honraria concedida pela ABM, a Medalha de Mérito da ABM, foi conferida – em um palco cem por 100% feminino – aos homenageados de 2020: a consultora Vânia Lúcia de Lima Andrade e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), representado por sua presidente, Iêda Maria Vieira Caminha. “A ABM me permite construir o meu legado na minha profissão. Sempre trabalhei na mineração. Hoje eu trabalho na ABM para melhorar a mineração. Sou grata por isso”, agradeceu Vânia. Iêda ressaltou que o INT está completando 100 de existência, algo que fez a premiação ser ainda mais significativa. “Após receber a Medalha de Mérito da ABM [categoria pessoa física] há quatro anos, estou de volta ao palco da Associação. Os desafios continuam – e o INT continua determinado a se direcionar para novas competências”, ela afirmou.