Arquivado EIA/RIMA do projeto Monte Do Carmo

14/07/2022
O arquivamento do EIA apoia o pedido da companhia para receber a Licença Prévia, esperada para o 1º trimestre de 2023. 

 

A Cerrado Gold Inc. arquivou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) para o projeto de ouro Monte Do Carmo junto à Agência Estadual de Meio Ambiente do Tocantins (Naturatins). O arquivamento será analisado pela agência, somada a audiências públicas previstas até dezembro de 2022. O arquivamento do EIA apoia o pedido da companhia para receber a Licença Prévia, esperada para o 1º trimestre de 2023. 

O arquivamento do EIA é um componente crítico para desenvolver rapidamente o projeto de ouro de Monte Do Carmo após a conclusão do estudo de viabilidade previsto para o primeiro trimestre de 2023. A Cerrado Gold iniciou o processo de EIA no segundo trimestre de 2021 e compilou diversos relatórios para revisão da Naturatins. Os relatórios arquivados concentram-se em várias áreas do projeto, incluindo caracterização do projeto; alternativas operacionais e locacionais, impactos socioeconômicos, flora e fauna, impactos ambientais e impactos ambientais físicos. O objetivo do LP é certificar a viabilidade do projeto (incluindo aprovação do local e planejamento) e estabelecer os requisitos básicos e condições que devem ser cumpridas nas fases subsequentes.

A apresentação do EIA é a primeira etapa de um processo de licenciamento de três fases, que serão aprovados exclusivamente pela jurisdição do Tocantins. As três principais licenças necessárias incluem a Licença Prévia; a Licença Instalação ou Licença de Construção (LI) e a Licença de Operação (LO). “A apresentação do EIA é um marco importante para o desenvolvimento do projeto MDC à medida que avançamos rapidamente no licenciamento de nosso projeto”, diz Mark Brennan, CEO e Co-presidente da Cerrado Gold. 

Para Brennan, o trabalho conjunto com a Naturatins e autoridades estaduais é fundamental e a Cerrado compromete-se em conduzir as operações com os mais altos padrões ambientais em uma ação conjunta com a comunidade local.

Direto da Fonte