Vallourec tenta reduzir impactos de transbordamento

Dique Lisa tem nível de emergência reduzido de 3 para 2 após reclassificação da ANM, enquanto MUSA paralisa operações por chuvas acima da média histórica em Minas Gerais.
A Vallourec informa que, em conjunto com órgãos e autoridades competentes, não mediu esforços para reduzir os efeitos do transbordamento do Dique Lisa, localizado em Nova Lima (MG), junto às comunidades. Na manhã do dia 10 de janeiro, o tráfego na BR-040 foi liberado nos dois sentidos, conforme os protocolos de segurança assinados com as autoridades e a Via 040.
A Vallourec também informa que, após todas as ações implementadas e inspeções realizadas juntamente com os mesmos órgãos competentes, a Agência Nacional de Mineração (ANM) autorizou a reclassificação do nível de emergência do Dique Lisa de 3 para 2. A empresa segue empenhada na adoção das medidas necessárias para minimizar os impactos.
MUSA paralisa atividades
A Usiminas informa aos acionistas e ao mercado em geral que em razão das fortes chuvas na região de Itatiaiuçu (MG), em níveis superiores à média histórica, as operações de sua controlada Mineração Usiminas S.A. (MUSA) foram temporariamente paralisadas.
As atividades serão retomadas quando as condições climáticas estiverem melhores e permitirem acesso seguro às minas e o funcionamento adequado de equipamentos, bem como após uma revisão das condições das instalações em geral.
A paralisação da MUSA não deverá afetar o fornecimento de matéria-prima para a Usiminas, e os próprios estoques da MUSA serão utilizados para fornecimento. Adicionalmente, e também em razão das fortes chuvas na região, a MUSA acionou no sábado, 8 de janeiro, o nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens da Mineração (PAEBM) para sua Barragem Central, desativada desde 2014. O Nível 1 significa um estado inicial de alerta e não representa comprometimento dos fatores de segurança da barragem, não requer a retirada de moradores das áreas de risco e nem o toque de sirenes. A Companhia manterá o mercado devidamente informado sobre novos desdobramentos.
VEJA TAMBÉM

AngloGold Ashanti reativa a Planta 2 do Queiroz com R$ 105 milhões
Investimento de R$ 105 milhões reativa segunda unidade do complexo e permite que a companhia recupere a margem da operação ao processar seu próprio concentrado sulfetado.
25/08/2026
O super El Niño e a hora da verdade dos territórios minerados
A NOAA estima 81% de probabilidade de um El Niño muito forte até dezembro de 2026, potencialmente o quinto super evento em 150 anos, encontrando municípios mineradores expostos a riscos estruturais de rompimento de barragens.
14/08/2026




