Vallourec tenta reduzir impactos de transbordamento

10/01/2022
A empresa segue empenhada na adoção das medidas necessárias para minimizar os impactos.

 

A Vallourec informa que, em conjunto com órgãos e autoridades competentes, não mediu esforços para reduzir os efeitos do transbordamento do Dique Lisa, localizado em Nova Lima (MG), junto às comunidades. Na manhã do dia 10 de janeiro, o tráfego na BR-040 foi liberado nos dois sentidos, conforme os protocolos de segurança assinados com as autoridades e a Via 040.

A Vallourec também informa que, após todas as ações implementadas e inspeções realizadas juntamente com os mesmos órgãos competentes, a Agência Nacional de Mineração (ANM) autorizou a reclassificação do nível de emergência do Dique Lisa de 3 para 2. A empresa segue empenhada na adoção das medidas necessárias para minimizar os impactos.

MUSA paralisa atividades

A Usiminas informa aos acionistas e ao mercado em geral que em razão das fortes chuvas na região de Itatiaiuçu (MG), em níveis superiores à média histórica, as operações de sua controlada Mineração Usiminas S.A. (MUSA) foram temporariamente paralisadas. 

As atividades serão retomadas quando as condições climáticas estiverem melhores e permitirem acesso seguro às minas e o funcionamento adequado de equipamentos, bem como após uma revisão das condições das instalações em geral. 

A paralisação da MUSA não deverá afetar o fornecimento de matéria-prima para a Usiminas, e os próprios estoques da MUSA serão utilizados para fornecimento. Adicionalmente, e também em razão das fortes chuvas na região, a MUSA acionou no sábado, 8 de janeiro, o nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens da Mineração (PAEBM) para sua Barragem Central, desativada desde 2014. O Nível 1 significa um estado inicial de alerta e não representa comprometimento dos fatores de segurança da barragem, não requer a retirada de moradores das áreas de risco e nem o toque de sirenes. A Companhia manterá o mercado devidamente informado sobre novos desdobramentos.