SSAB planeja redução de oito milhões t de CO2

17/02/2022
O plano é substituir o sistema existente por uma nova tecnologia de mini-mill.

 

Por meio da iniciativa HYBRIT, a nórdica SSAB promove junto aos parceiros um plano de transformação em cada unidade de produção para eliminar todas as emissões da siderúrgica durante os próximos dez anos. O período é considerado mais rápido do que o objetivo anterior, que era até 2045. Isto significará reduzir as emissões em mais de oito milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, em comparação com os níveis atuais. 

O plano é substituir o sistema existente por uma nova tecnologia de mini-mill, o que resultará em um programa de produtos mais amplo e melhor posição de custo. O objetivo é eliminar em grande parte as emissões de dióxido de carbono por volta de 2030, 15 anos antes do anunciado anteriormente. No entanto, para alcançar esta meta, a infraestrutura necessária, principalmente o acesso à eletricidade livre de combustíveis fósseis, deve estar pronta a tempo. “Nossos clientes estão exigindo produtos isentos de combustíveis fósseis da SSAB. Podemos resolver os desafios técnicos e temos uma forte posição financeira. Se conseguirmos resolver a questão do fornecimento de energia e das licenças ambientais em conjunto com a sociedade, poderemos fazer a transição 15 anos antes do plano comunicado anteriormente. Podemos financiar o plano por meio de nosso próprio fluxo de caixa, resultando em um programa de produtos mais amplo e um melhor custo”, diz Martin Lindqvist, presidente e CEO da SSAB. 

Os investimentos estratégicos no novo sistema HYBRIT de produção de tiras devem totalizar aproximadamente 45 bilhões de coroas suecas (equivalente a mais de US$ 4 bilhões e R$ 25 bilhões) durante 2022-2030. Ao mesmo tempo, isso eliminará a necessidade de investir em sistemas existentes com altos-fornos, siderúrgicas e laminadores. Os recursos possibilitarão uma oferta mais ampla de produtos premium da SSAB, como aço de alta resistência (AHSS) e aço temperado e revenido (Q&T). Um programa dimensional ampliado com tolerâncias aprimoradas aumentará a oferta para a indústria automotiva, entre outras.