South Star inicia produção comercial em Santa Cruz, na Bahia

08/10/2024
Santa Cruz é a primeira nova produção de grafite nas Américas desde 1996

 

A South Star Battery Metals Corp. anunciou que o comissionamento na Mina de Grafite Fase 1 de Santa Cruz, na Bahia, foi concluído e que o primeiro produto foi colocado na big bag de uma tonelada. O aumento da produção comercial está em andamento, e os primeiros embarques de concentrados de grafite em flocos naturais são esperados até o final de outubro. A construção e o comissionamento da mina e da planta de processamento da Fase 1 foram finalizados enquanto a equipe de Santa Cruz se aproxima de 286.488 horas-homem e 678 dias sem acidentes de trabalho. 

Santa Cruz é a primeira nova produção de grafite nas Américas desde 1996. Desenhos de engenharia as-built da planta de processamento da Fase 1 construída detalham a parte elétrica, mecânica, estrutural, fundações e terraplenagem, bem como um estudo de otimização de gargalo/processo estão em andamento para explorar o potencial de atualizar a capacidade da planta de processamento da Fase 1. Para evitar pedidos especiais ou peças personalizadas, muitos dos equipamentos instalados são as menores unidades de produção de estoque prontas para uso. “Após uma odisseia de 14 anos iniciada em 2010, temos o prazer de anunciar o fim do comissionamento e o início da aceleração da produção comercial. Demorou muito para acontecer, e temos permissão total para expandir para 50.000 toneladas/ano de produção de concentrado de grafite, pois os mercados e clientes precisam de mais material. Temos ativos escaláveis em jurisdições de Nível 1 e grafite em flocos naturais altamente cristalino, excelente, chegando aos mercados em um momento crítico no Ocidente. Estamos negociando vários grandes acordos comerciais em potencial para 2025 e estamos ansiosos para construir relacionamentos de longo prazo com os clientes”, disse Richard Pearce, presidente e CEO da South Star. 

Para Pierce, a South Star tem orgulho de suas realizações em Santa Cruz como a primeira nova produtora de grafite nas Américas desde 1996. “Nossa equipe está comprometida com operações seguras e com a execução do plano estratégico da empresa de trazer produção verticalmente integrada, em fases, modular nas Américas de produtos midstream e downstream em um plano de negócios disciplinado, tecnicamente viável e lucrativo com uma estratégia comercial de entrada no mercado”. 

Direto da Fonte