Imerys quer elevar proporção de PCDs até 2025

27/11/2023
Empresa quer estabelecer uma meta métrica maior de contratação até 2025

 

O Grupo Imerys lançou campanha global de incentivo à inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho, direcionada aos seus profissionais. Nas unidades da empresa no Pará, a ação ocorreu nos dias 17 de novembro, na mina em Ipixuna, e dia 21, na planta em Barcarena, a partir do Diálogo Diário de Segurança (DDS), um encontro para envolver os profissionais em uma discussão positiva sobre boas práticas de diversidade e inclusão na indústria. Edivaldo da Silva, operador de Produção e Equipamentos, pessoa com deficiência física, a evolução da empresa na temática é evidente. Morador da comunidade Água Branca, em Ipixuna, e colaborador da Imerys há 16 anos, o profissional percebe o acolhimento por meio dos espaços para discutir sobre inclusão e diversidade. “Às vezes nós somos vistos de forma diferente ou somos criticados na sociedade, pois não entendem as dificuldades que passamos. Por isso que é tão importante discutir. O mercado de trabalho é difícil. A campanha soma para trazer mais conhecimento às pessoas e para que elas abracem a causa. Além disso, é importante também ter suporte. Aqui todos temos equipamentos de segurança, orientações para realizar o trabalho e treinamentos”, afirmou.

Na Imerys, o maior objetivo é ter no quadro de colaboradores uma quantidade maior de PCDs, pois na indústria há requisitos muito específicos de trabalho. “Temos evoluído por meio da realização de ações e campanhas, mapeamento de profissionais locais e adaptação do ambiente de trabalho para termos cada vez mais PCDs na companhia”, explica Lohana Dias, analista de Recursos Humanos da empresa. Segundo a analista, as mudanças integram ações como inclusão de rampas de acesso para facilitar o deslocamento, banheiros apropriados e adequados às necessidades das pessoas, corrimão em algumas áreas para facilitar o deslocamento, entre outras medidas. São ações que auxiliam no processo de inclusão de pessoas com deficiência, tornando o ambiente mais seguro e acolhedor.

Por meio da criação do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão, em 2019, a partir do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, a Imerys busca solidificar os fundamentos ao abordar áreas de aprimoramento centradas no processo de decisão e governança, treinamentos e sensibilização, políticas de recursos humanos, comunicação e aprimoramento da acessibilidade física dos sites do Grupo. A Imerys compromete-se em aumentar a proporção de funcionários registrados com deficiência, estabelecendo uma meta métrica maior de contratação até 2025. “Estamos empenhados em promover uma cultura baseada no respeito mútuo e valorização em todos os níveis profissionais, onde a contribuição de cada colaborador é bem-vinda e reconhecida. Nosso objetivo, ao longo prazo, é criar um local de trabalho cada vez mais inclusivo, diverso e representativo, onde todos os funcionários se sintam acolhidos e tenham oportunidades de acordo com suas necessidades”, afirma Juliana Carvalho, gerente de Comunicação Externa da Imerys.

Direto da Fonte