G Mining compra CentroGold junto à BHP, mais um projeto de ouro para seu portfolio
A G Mining Ventures Corp. anuncia que celebrou um contrato de compra e venda para adquirir arrendamentos no Cinturão de Ouro de Gurupi de subsidiárias integrais da BHP incluindo o Projeto CentroGold . Em consideração à aquisição, a GMIN concederá à BHP uma taxa de royalties NSR de 1,0% sobre o primeiro milhão de onças de ouro produzido nos arrendamentos e uma taxa de royalties NSR de 1,5% sobre a produção de ouro subsequente.
O Projeto CentroGold fica no estado do Maranhão e compreende 47 arrendamentos abrangendo ~1.900 quilômetros quadrados. O projeto hospeda vários alvos de ouro identificados ao longo de uma tendência mineralizada de +80 km, incluindo os depósitos a céu aberto Blanket, Contact e Chega Tudo, que atualmente hospedam 2,3 milhões de onças de recursos de ouro em conformidade com o JORC e permanecem abertos para expansão. Em julho de 2019, a Oz Minerals Limited, que foi posteriormente adquirida pela BHP em 2023, divulgou um estudo de pré-viabilidade sobre os depósitos Blanket e Contact. O estudo de pré-viabilidade previu uma vida útil da mina de 10 anos com uma produção média anual de ouro de 100.000 a 120.000 onças por ano, com 190.000 a 210.000 onças de ouro por ano nos primeiros dois anos de produção.
A GMIN vê o Projeto como um ativo de exploração em estágio avançado com extenso trabalho de exploração e engenharia concluído até o momento, que inclui mais de 135.000 metros de perfuração de núcleo de exploração. O tamanho, escopo e cronograma de desenvolvimento do projeto serão redesenhados para se adequar aos planos de crescimento de longo prazo da GMIN, garantindo que os recursos sejam alocados de acordo com nossa estratégia de maximizar o valor para todas as partes interessadas. A GMIN pretende desenvolver o modelo geológico existente da CentroGold e redesenhar o projeto desde os primeiros princípios para melhor se adequar aos novos requisitos de licenciamento e ambiente econômico atuais. Logo após o fechamento da Transação, a GMIN planeja atualizar o recurso de ouro compatível com JORC de acordo com as normas canadenses. As prioridades corporativas atuais que terão precedência são aumentar a Mina de Ouro Tocantinzinho para a capacidade nominal e avançar o Projeto de Ouro Oko West na Guiana em direção a uma decisão de construção no segundo semestre de 2025.
Louis-Pierre Gignac, Presidente e CEO, comentou: " Estamos entusiasmados em adquirir outro projeto em potencial e começar a crescer para a empresa de crescimento multiativos que sempre imaginamos nos tornar. A CentroGold ostenta uma base de recursos inicial atraente em um grande pacote de terras que cobre ~1.900 km 2 com potencial de exploração significativo, localizado dentro de um cinturão geológico comprovado. Esta aquisição completa um portfólio de ativos de ouro de alta qualidade, que inclui uma mina produtora em Tocantinzinho, um projeto de desenvolvimento em Oko West e um projeto de exploração de alto potencial na CentroGold. Acredito que este portfólio de alto crescimento e fluxo de caixa oferece aos nossos acionistas uma tremenda oportunidade de criação de valor."
A transação deverá ser concluída no primeiro trimestre de 2025 e está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo o recebimento das aprovações apropriadas pela BHP dos órgãos de concorrência vietnamita e brasileiro.