Empresas se preocupam cada vez mais com Diversidade e Inclusão

29/11/2023
Segundo a pesquisa, 21% da força de trabalho nas corporações participantes corresponde a mulheres

 

O Women In Mining (Mulheres na Mineração) – WIM Brasil divulgou, dia 28 de novembro, o seu 3º Relatório de Indicadores mostrando a participação e liderança feminina no setor mineral. O levantamento foi realizado em parceria com a Ernst & Young (EY) e apresenta dados que retratam o panorama atual em relação à agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) no contexto de 33 empresas signatárias do Plano de Ação do WIM Brasil.

Segundo a pesquisa, 21% da força de trabalho nas corporações participantes corresponde a mulheres, o que corresponde a um aumento de 4% em relação ao ano passado, enquanto as contratações de mulheres cresceram de 32% em 2022 para 43% em 2023. Nos cargos de gestão, apesar de o índice de representatividade de mulheres ser inferior em comparação ao de homens (apenas 27% da totalidade), houve um leve progresso. Neste ano, registrou-se 24% da presença feminina à frente da alta gestão corporativa. Em 2022, este quadro era de 22%.

O WIM Brasil constatou que a agenda DEI tem sido cada vez mais estratégica no mundo corporativo. Em 2023, 97% das empresas signatárias possuem programas ligados à Diversidade, Equidade e Inclusão. Dessas ações, 73% são formalizadas nas empresas, o que significa uma elevação de 17% sobre o ano passado. Além disso, se anteriormente DEI era uma pauta de responsabilidade exclusiva de Recursos Humanos, agora ela integra a agenda executiva. Este somatório, que hoje representa 78% das empresas respondentes, era de 73% em 2022 e 69% em 2021. 

Outro ponto de destaque do relatório é que um número maior de companhias são adeptas do Programa Empresa Cidadã ou tem oferecido licenças diferenciadas. Este número evoluiu de 40% no ano passado para 58% neste ano. Porém, em relação ao usufruto da Licença Parental em sua totalidade de dias, atualmente, apenas 66% das mulheres que têm esse direito o exercem por completo. Os números completos do relatório podem ser conferidos no http://indicadores2023.wimbrasil.org.

Direto da Fonte