Cultura organizacional é pilar estratégico do sucesso corporativo
O contexto corporativo cada vez mais dinâmico e competitivo torna imperativo que as empresas invistam em práticas que aprimorem processos para a gestão das pessoas e reforça a importância de um olhar mais amplo e cuidadoso à jornada dos colaboradores. Esse movimento abrange não apenas a atração de talentos, mas também a retenção dos profissionais e é nesse processo contínuo de melhorias que as iniciativas para desenvolver competências e promover um ambiente saudável são determinantes para a perenidade das marcas e o crescimento sustentável das organizações.
Esta percepção fica evidente a partir da leitura de pesquisas e estudos que confirmam o valor de um gerenciamento mais atencioso e acolhedor. Acessei recentemente o “Relatório de Clima e Engajamento”, elaborado pela consultoria Gupy, que ouviu mais de 400 empresas e 300 mil pessoas respondentes no ano de 2023. No relatório, pude conferir o que pensam os profissionais sobre os fatores que mais impactam no engajamento dentro das empresas e, segundo o levantamento, os principais atributos valorizados são a justiça (clareza dos critérios de remuneração e distribuição das recompensas), oportunidades internas e o respeito à diversidade.
Outro dado bastante interessante, desta vez coletado junto ao Ministério do Trabalho e consultoria Robert Half, apontou que o Brasil é líder do índice global de turnover, com uma taxa de 56%, superando países como Reino Unido, França e Bélgica. Um índice de rotatividade preocupante, com consequências a curto, médio e longo prazos às empresas e que torna evidente a importância de valorizar o capital humano, entendendo que, de fato, este é o ativo mais valioso das companhias.
Os indicadores que citei vão além de reforçar o pensamento que investir em uma gestão eficiente de pessoas é contar com colaboradores motivados, engajados, criativos, produtivos e dedicados às metas organizacionais, reduzindo assim os percentuais de rotatividade. Mostram ainda que cuidar da nossa força de trabalho, criando programas de treinamento e desenvolvimento, garante profissionais aptos para enfrentar os desafios de um mercado exigente e em constante transformação. Desenvolver competências e potencializar habilidades é atuar no presente para garantir um futuro próspero.
Aqui na Aura Minerals temos a convicção de que o sucesso é fruto do trabalho coletivo. É este pensamento que motiva nossa dedicação e investimentos nas oportunidades de desenvolver nossos times, por meio de programas de capacitação e qualificação. Movidos pela cultura Aura 360, desenhamos ações e construímos um ambiente saudável no qual nossos mais de 1.300 colaboradores diretos vivenciam as práticas da nossa mandala.
Em nosso Relatório de Sustentabilidade 2023, apresentamos os índices que refletem o nosso entendimento quanto à relevância deste tema. Produzido com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), o documento lista os avanços que conquistamos na agenda ESG. Nele, é possível identificar os indicadores que refletem como a nossa cultura ‘Aura 360’ está incorporada em todos os níveis da nossa organização, fortalecendo a gestão inovadora e descentralizada, que potencializa a autonomia das nossas unidades.
No entanto, engana-se quem acredita que a implantação da Aura 360 se consolidou da noite para o dia. Pelo contrário, temos uma trajetória de construção, que começou quando o nosso CEO Rodrigo Barbosa assumiu a presidência, em 2017, e desde então atuamos comprometidos com as práticas, valores e públicos desenhados em nossa mandala. Ela é a bússola que nos guia e que tem sido amadurecida ao longo dos anos, acompanhando o crescimento da Aura.
São anos dedicados ao desenvolvimento de jornadas profissionais que valorizam talentos, sem fazer distinção. Nosso olhar para a diversidade ganha cada vez mais força e o desafio é fazer da mineração uma atividade atraente para todos os públicos. Também confiamos nas infinitas possibilidades da nova geração e nos dá orgulho termos como principal porta de entrada os programas Jovens Aprendizes, de Estágio e Trainee.
Acreditamos que um bom clima organizacional reforça o senso de pertencimento e a lealdade dos nossos colaboradores, gerando processos otimizados, entregas de excelência, clareza sobre o papel de cada um no alcance dos objetivos comuns e, consequentemente, uma reputação corporativa positiva. Não há como negar que ainda temos muito a evoluir em diversos aspectos nesta agenda, mas as evidências encontradas em indicadores corporativos, estudos e pesquisas, somadas à transformação no mindset de líderes globais, nos faz acreditar que é possível tornar real o sonho de termos ambientes cada vez mais harmônicos, plurais e justos. (Por Isabela Dumont, Head de Pessoas, ESG e Comunicação da Aura Minerals).