Cerca de 60 vagas para plantas de briquete verde

21/10/2022
As plantas de briquetes também vão contar com cerca de 80 empregadas, que estão participando do Programa de Formação Profissional (PFP).

 

A Vale abriu inscrições para processo seletivo de cargos técnicos para atuar nas plantas de briquetes verdes, em Vitória (ES), que entram em operação em 2023. São cerca de 60 vagas para técnicos em mecânica; eletroeletrônica; instrumentação; controle integrado; eletricista; e instrumentista, entre outros. 

Profissionais com experiência nas funções e que morem na Grande Vitória podem se inscrever pelo site www.vale.com/oportunidades. A expectativa é de que as pessoas selecionadas sejam admitidas já no início de janeiro. “Serão duas plantas de briquetes, sendo que uma deve entrar em operação no final do primeiro semestre e a outra no final ano. Por se tratar de um processo novo, optamos por fazer as contratações com antecedência, assim poderemos capacitar as equipes para essa operação”, destaca o diretor de Pelotização da Vale, Rodrigo Ruggiero. 

As plantas de briquetes também vão contar com cerca de 80 empregadas, que estão participando do Programa de Formação Profissional (PFP), realizado em parceria com o Senai. O programa busca ofertar qualificação profissional para o desempenho de funções operacionais e técnicas, e na última edição ofertou vagas exclusivas para mulheres, em linha com a meta da empresa de dobrar a representatividade de mulheres até 2025 (de 13% para 26%). Ao todo, cerca de 180 profissionais trabalharão na operação das plantas, e as demais vagas já foram preenchidas. “Um ambiente mais diverso resulta em inovação, troca de experiências, diferentes pontos de vista e produtividade. Buscamos a pluralidade e oferecemos um ambiente de trabalho que respeita e reconhece a singularidade de cada um”, disse Mira Noronha, gerente global de Atração de Talentos da Vale. O briquete verde é um novo produto desenvolvido pela Vale ao longo de quase 20 anos que poderá reduzir em até 10% a emissão de gases do efeito estufa (GEE) na produção de aço de seus clientes siderúrgicos. 

A Vale também oferece cerca de 70 vagas para o quadro técnico das usinas de Pelotização localizadas na Unidade Tubarão, em Vitória, nas áreas de operação de equipamentos e instalações; solda; mecânica; eletroeletrônica; eletrotécnica; eletricista; inspeção; e engenharia de instrumentação, entre outros. As inscrições também serão realizadas entre até 26 de outubro, pelo site www.vale.com/oportunidades. Podem se candidatar profissionais com experiência na respectiva área e que morem na Grande Vitória. 

O processo seletivo conta com as etapas de inscrições, avaliações de conhecimento, painel virtual de entrevistas com o RH e a gestão da Vale, avaliação psicológica, exames médicos e entrega de documentos. Entre os benefícios, a Vale disponibiliza assistência médica; seguro de vida; participação nos lucros e resultados; reembolso creche e pré-escola para empregadas; incentivo à atividade física (Gympass); acesso ao Apoiar - programa de assistência ao empregado que dá suporte jurídico, financeiro e psicológico; refeitório no local de atuação; vale-alimentação; transporte ao local de atuação; cesta de Natal, entre outros. 

Programa para mulheres negras

A Vale abriu também inscrições para o Programa de Aceleração de Carreira para Mulheres Negras, iniciativa que visa acelerar o desenvolvimento profissional de 100 mulheres negras da sociedade. O programa, desenvolvido em parceria com consultores especialistas na pauta racial, é gratuito e tem duração de cinco meses, com uma média de três horas de dedicação semanal. O curso será on-line e em horário noturno para não comprometer a rotina de trabalho das participantes.

Elas devem se auto identificarem como pretas ou pardas, ter formação em qualquer curso superior entre dezembro de 2012 e dezembro de 2018, aspiração profissional e comprometimento com o autodesenvolvimento. AS vagas são para profissionais do Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas até dia 9 de novembro pelo endereço www.trabalheconosco.vagas.com.br/valemulheresnegras

O processo seletivo será realizado de forma on-line, com entrevistas individuais durante os meses de outubro e novembro. O resultado será divulgado em dezembro e a aula inaugural do programa acontecerá ainda em 2022. “A Vale vem desenvolvendo diversas iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão buscando contribuir para termos uma sociedade mais justa e com equidade de oportunidades. Somos agentes de transformação e, com este programa, queremos estimular a troca de conhecimento e empoderar essas 100 mulheres negras para que elas possam se desenvolver ainda mais no mercado de trabalho e alavancar suas carreiras”, afirma Marina Quental, vice-presidente executiva de Pessoas da empresa.