CBA e SENAI capacitam mais de 250 mulheres

10/02/2022
Os cursos profissionalizantes foram promovidos com apoio das Unidades de Alumínio (SP), Itapissuma (PE) e Zona da Mata (MG).

 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI) concluíram, em 2021, a capacitação técnica de 253 mulheres para ingresso delas na indústria, das quais 40 foram contratadas pela companhia. Os cursos profissionalizantes promovidos com apoio das Unidades de Alumínio (SP), Itapissuma (PE) e Zona da Mata (MG) fazem parte do programa de diversidade e inclusão da CBA e estão alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Andressa Lamana, diretora de DHO, Sustentabilidade, SSMA e Comunicação da CBA, diz que a iniciativa tem como objetivo fomentar o caminho para a equidade de gênero na indústria nacional. “A participação de mulheres é fundamental e benéfica para as empresas e a sociedade. Atuamos no incentivo à Diversidade e Inclusão nas indústrias de mineração e metalurgia, não apenas apoiando a entrada de mulheres neste setor, mas contribuindo efetivamente para identificar barreiras e superá-las. Assim, essa é uma oportunidade 100% alinhada ao nosso compromisso de contribuir para o desenvolvimento de uma cultura cada vez mais inclusiva na Organização e fora dela”. 

Na cidade de Alumínio (SP), o SENAI capacitou 210 mulheres certificadas, sendo 104 como Auxiliares de Processos Metalúrgicos, 30 Auxiliares de Mecânica de Manutenção, quatro Mecânicas Diesel e 72 Operadoras de Empilhadeira, tendo 35 admitidas ao final do curso. Em Itapissuma, 28 mulheres foram certificadas como Operadoras de Processo Metalúrgico, com foco em Transformação Plástica, sendo viabilizadas as contratações de cinco delas. Na Zona da Mata, 15 mulheres foram certificadas em Automação.