Bemisa investirá R$ 10 bilhões em mina e logística

28/09/2022
Pacote prevê a construção terminal em Suape, ferrovia que ligará Curral Novo (PI) até o Complexo de Suape, e R$ 2,8 bilhões para adequação da mina.

 

O Governo de Pernambuco anunciou a implantação de um Terminal de Granéis Sólidos Minerais no Complexo Industrial Portuário de Suape. Será um Terminal de Uso Privado (TUP) com aporte de R$ 1,5 bilhão da Planalto Piauí Participações e Empreendimentos S.A, que faz parte do Grupo Bemisa. A estimativa é movimentar 13,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Além do terminal, a Bemisa investirá mais R$ 10 bilhões em um pacote de ações que prevê a construção de uma ferrovia (R$ 5,7 bilhões), que ligará Curral Novo (PI) até o Complexo de Suape, e outros R$ 2,8 bilhões para adequação de uma mina para exploração de minérios. 

O TUP deve gerar 1,9 mil empregos diretos e até 1,4 mil empregos indiretos. Durante a operação serão 400 empregos. O terminal está localizado dentro dos limites da Zona Industrial Portuária (ZIP), na Ilha de Cocaia, e o sistema logístico, viabilizado a partir da implantação do empreendimento, apresenta-se como alternativa à conclusão da Ferrovia Transnordestina até o Porto de Suape. A área do empreendimento é de 51,8 hectares.

“Será mais uma opção logística fundamental, que vai baratear custos e dar uma condição de desenvolvimento para vários setores da economia de Pernambuco. Esse novo terminal também vai potencializar ainda mais a utilização de Suape, ou seja, outros estados e até países terão no porto um novo escoamento de produção, agora através da logística ferroviária”, destacou o governador Paulo Câmara. A ferrovia vai viabilizar a exportação de minério de ferro que a Bemisa explora no município de Curral Novo, onde há uma jazida com 800 milhões de toneladas de ferro, maior reserva mineral daquele Estado e uma das maiores do País. Os próximos passos são a realização de um estudo de viabilidade técnica, econômica e social; realização de projetos de engenharia; e os estudos de impactos socioambientais. 

O CEO da Bemisa, Augusto Lopes, conta que os estudos serão feitos e ainda não se sabe se o grupo conseguirá utilizar a estrutura da ferrovia Transnordestina. “Temos uma série de pontos para concretizar e chegar à implantação. Estamos no desenvolvimento e um investimento dessa magnitude envolve mina, ferrovia e porto, é um projeto integrado. A discussão de usar a Transnordestina não depende de nós, mas estamos abertos para avaliar. Nosso projeto é independente e buscamos uma alternativa, uma solução logística”, afirmou. 

O terminal ficará na parte da ilha de Suape que foi aterrada e vai preservar 52% do meio ambiente local. O diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, conta que não só as minas poderão passar pela ferrovia que será construída, o que vai beneficiar outras cadeias produtivas da economia. “É uma alternativa à Transnordestina, o Estado teve atratividade para um grupo com muita experiência em terminais portuários e solidez financeira. O terminal vai escoar a produção da mina em Curral Novo, no Piauí, e criar várias oportunidades de escoamento de granéis e no frete de retorno que encarece muitas mercadorias no interior de Pernambuco”, declarou. “A Bemisa tem autorização ferroviária para construir na área que determinarem e não significa que abrimos mão da Transnordestina. Nós criamos uma alternativa para a ferrovia, vamos batalhar para que elas sejam construídas e é importante que a gente possa desenvolver projetos duradores”, disse.