Diagnóstico da Mineração Urbana dos Resíduos Eletroeletrônicos

11/01/2023
O projeto teve como objetivo apresentar o panorama nacional e mundial da mineração urbana no setor e mostrar as principais recomendações.

 

O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) concluiu, em dezembro de 2022, o projeto ‘Diagnóstico da Mineração Urbana dos Resíduos Eletroeletrônicos no Brasil – Projeto MINARE’, desenvolvido pelo grupo de pesquisa R3MINARE do CETEM e que contou com o apoio da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM/MME) e do CNPq. Em janeiro será realizado um evento de apresentação do relatório. Mais informações serão divulgadas em breve.

O projeto teve como objetivo apresentar o panorama nacional e mundial da mineração urbana no setor e mostrar as principais recomendações para apoiar estratégias sustentáveis para a tomada de decisão e a elaboração de políticas públicas no setor. O diagnóstico indica que são geradas mais de dois milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos anualmente no País, revelando o potencial de recuperação de materiais secundários a partir de frações metálicas, polímeros, plástico e vidro, por exemplo. A coordenação do projeto esteve a cargo da pesquisadora Lúcia Helena Xavier e contou com a participação dos bolsistas Emmanuelle Freitas, Luciana Contador, Luciana Mofati, Ricardo Sierpe e Ariella Fontes. Além do relatório, a partir do apoio do CNPq, o projeto ainda contou com duas edições do evento comemorativo ao 5º Dia Internacional dos Resíduos Eletroeletrônicos.

Direto da Fonte