Seminário sobre terras raras em novembro, no Rio

28/08/2023
O evento será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, no Auditório Prof. Roberto Villas-Bôas, do CETEM

 

O VI Seminário Brasileiro de Terras-Raras – VI SBTR – será realizado nos dias 7 e 8 de novembro no Auditório Prof. Roberto Villas-Bôas, do CETEM, Rio de Janeiro (RJ), das 9h às 18h. O evento visa debater diferentes aspectos relacionados às terras-raras, como o conhecimento geológico; extração mineral; aproveitamento de resíduos da mineração; os avanços em projetos de PD&I em curso visando o processamento mineral, a produção e uso dos óxidos, metais e ligas de terras-raras, como os ímãs, catalisadores, LEDs; as ações e os instrumentos de apoio a projetos de PD&I, assim como os desafios e perspectivas tecnológicas e comerciais das cadeias de produção no âmbito das empresas mineradoras e fabricantes de produtos de maior valor agregado.

As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo even3.com.br até o dia 15 de setembro. A participação é gratuita e mediante inscrição prévia.

Atualmente, o Brasil detém 16% das reservas mundiais de terras-raras, mas não produz estes elementos. Governo, empresas mineradoras e consumidoras e pesquisadores trabalharam com afinco na última década para o Brasil voltar a ser um produtor de terras-raras e, desta forma, superar os desafios inerentes ao estabelecimento da cadeia produtiva de terras-raras no país. O conjunto dos chamados elementos terras-raras é constituído por 17 elementos que inclui o escândio, o ítrio e os 15 elementos pertencentes ao grupo dos lantanídeos. Estes elementos são considerados estratégicos ou críticos pelos países mais desenvolvidos, por possuírem diversas aplicações na indústria de alta tecnologia, de saúde, de defesa e no uso para a infraestrutura de produção de energias renováveis.

Os elementos de terras raras podem ser aplicados na fabricação de ímãs usados nas turbinas de aerogeradores, nos motores de carros elétricos e tomógrafos, e têm um papel importante no esforço mundial para a transição energética visando à descarbonização da economia, essencial para o cumprimento do acordo de Paris. Maiores informações sobre o evento pelo e-mail [email protected]. O VI-SBTR tem na sua Comissão Organizadora o Centro de Tecnologia Mineral – CETEM/MCTI; Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – SETEC/MCTI e a Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral – SGM/MME.

Direto da Fonte