CETEM debate cenário do setor com mais de 500 participantes

10/11/2023
Evento discutiu desde o conhecimento geológico até os avanços em projetos de PD&I

 

Nos dias 7 e 8 de novembro de 2023, a sede do CETEM, no Rio de Janeiro, abrigou o VI Seminário Brasileiro de Terras-Raras (VI SBTR), um evento que reuniu mais de 500 participantes, tanto presenciais quanto on-line. A iniciativa destacou o comprometimento do CETEM em disseminar conhecimento e promover a integração entre empresas, governo e universidades.

O evento teve oito módulos e 32 apresentações que trataram de temas diversos relacionados às terras-raras, desde o conhecimento geológico até os avanços em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Destacaram-se temas como o cenário atual da mineração no Brasil, os desafios da pesquisa mineral e as oportunidades que as terras-raras representam para o Brasil na transição energética.

Ao longo dos módulos, especialistas e representantes de instituições e empresas, como CETEM, USP, UFSC , UFF, IPT , CODEMGE, IBRAM, ABPM, ADIMB,  EMBRAPII, FINEP, Mineração Serra Verde, Meteoric Resources, Mineração Taboca, Mineração Terras-Raras, Alvo Minerals, CMOC, Lithium Ionic, CPRM/SGB, Centro Tecnológico SATC, CDTN, Fábrica Carioca de Catalisadores/FCC, LabFabITR, Blue Project, M&R ASSESSORIA EMPRESARIAL, BNDES, Sindipeças  discutiram a inovação, o financiamento e o papel dessas entidades na cadeia produtiva de terras-raras. O CETEM, em parceria com o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e o MME (Ministério de Minas e Energia) liderou a organização do VI SBTR. O evento fortaleceu a colaboração entre os setores público e privado, além de impulsionar a troca de conhecimentos essenciais para o avanço da indústria de terras-raras no Brasil.

O VI Seminário Brasileiro de Terras-Raras reiterou a importância do CETEM como um centro de excelência na promoção do conhecimento e na articulação estratégica entre os diversos atores da indústria e do setor público O comprometimento do CETEM com o sucesso do evento reflete seu papel vital na construção de um futuro sustentável para a indústria de terras-raras no Brasil.

Direto da Fonte