SGB disponibiliza publicação sobre potencial do Brasil

09/03/2023
O documento traz um panorama dos recursos e reservas disponíveis no País de minerais estratégicos

 

Com o objetivo de disponibilizar informações sobre o potencial brasileiro dos chamados minerais críticos, que são estratégicos para a transição energética demandada pelo combate às mudanças climáticas (tais como cobre, grafita, lítio, níquel, Elementos de Terras Raras) ou daqueles necessários para a segurança alimentar (como fosfato e potássio), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) está disponibilizando aos interessados uma publicação elaborada por pesquisadores em Geociências da instituição.

O documento, que traz um panorama dos recursos e reservas disponíveis no País, ou têm potencial de exploração comprovado, foi apresentado nesta semana durante o maior evento sobre prospecção mineral do mundo, o PDAC 2023 - Prospectors and Developers Association of Canada, que ocorreu em Toronto entre 5 e 8 de março.

A publicação, denominada “An Overview of Critical Minerals Potential of Brazil” (ou Uma Visão Geral do Potencial de Minerais Críticos do Brasil, em português), contém mapas com a localização dos depósitos minerais críticos para transição energética e segurança alimentar. Além disso, o SGB disponibiliza outras informações, como empresas que operam os depósitos, recursos disponíveis, capacidade de produção, valores investidos, montante a ser arrecadado com impostos e as projeções para geração de empregos.

“É a primeira vez que a gente prepara um material desta natureza, sobre o potencial desses minerais no Brasil, para o PDAC. A gente mostra a localização do depósito, contextualização geológica e tipos de depósitos”, explicou o chefe da Divisão de Geologia Econômica (DIGECO) da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do SGB, Guilherme Ferreira.

De acordo com o SGB, as informações disponibilizadas, direcionadas especialmente a investidores, “mostram que o Brasil tem uma grande diversidade de recursos minerais ainda a serem explorados, atendendo, sobretudo, a demanda gerada pela transição energética, que consiste na mudança de uma matriz de combustíveis fósseis para o uso de fontes com baixa emissão de carbono. Essa é, também, uma oportunidade para impulsionar toda a cadeia produtiva desses materiais e desenvolver o país”.

Para o chefe chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM) do SGB, Marcelo Esteves Almeida, “O Brasil tem um potencial imenso, e que se realizado, pode nos tornar players globais em todas essas commodities”. O documento completo pode ser acessado no site sgb.gov.br/pdac.

Direto da Fonte