Seminário Além das Onças: presente e futuro dos projetos de ouro no Brasil. Evento realizado em 22 de setembro de 2026 no Auditório Mattos Filho, Faria Lima, São Paulo
OURO

Reservas para 20 anos, 17 anos para abrir uma mina: a conta que pressiona o ouro

Por Redação Brasil Mineral•
Reservas para 20 anos, 17 anos para abrir uma mina: a conta que pressiona o ouro
Além das OnçasMercado de ouro global e Brasil
Gilberto Azevedo, vice-presidente sênior de Novos Negócios da Kinross Brasil Mineração, na palestra de abertura. Foto: Stefanne Senne
Assista a esta sessão

No seminário Além das Onças, executivos mostraram que licenciamento, falta de profissionais, engenharia imatura e juros altos, e não a geologia, travam os novos projetos no Brasil.

Com a onça do ouro negociada em torno de US$ 4.300, depois de ter superado US$ 5.000 no pico recente, o setor mineral brasileiro vive um momento raro de margens amplas, captações bem-sucedidas em bolsa e investidores à procura de ativos. Mas o recado mais repetido no seminário "Além das Onças: presente e futuro dos projetos de ouro no Brasil", realizado pela Brasil Mineral em 22 de setembro, no Auditório Mattos Filho, na Avenida Faria Lima, em São Paulo, foi outro: preço alto não resolve, sozinho, os gargalos que separam um bom depósito de uma mina lucrativa.

A programação foi dividida em cinco blocos. Uma palestra de abertura tratou do mercado de ouro, globalmente e no Brasil. Os três painéis seguintes discutiram, nesta ordem, a passagem da prospecção à mina, os novos players do ouro no país e a produção responsável. Um bate-bola de encerramento foi dedicado aos caminhos para financiar projetos. Ao longo da tarde, o evento tratou de lead time, falta de profissionais, engenharia imatura, juros, insegurança regulatória, garimpo, rastreabilidade, descarbonização e acesso ao mercado de capitais. Esta é a primeira de cinco matérias da Brasil Mineral sobre o seminário, uma para cada bloco, e reúne a abertura, a palestra sobre o mercado global de ouro e as principais conclusões do encontro.

O evento contou com o patrocínio das seguintes empresas: MID Infraestrutura, SBF Engenharia, Core Case (Categoria Master); AngloGold Ashanti, PA Gold, Ero Brasil Xavantina, Geosol, G Mining Ventures, Kinross e CMOC (Categoria Ouro); Brink's, Tracbel, Metso, Fagundes (Categoria Prata), além do apoio da Mattos Filho, AP Consultoria e Frederico Bedran Advogados.

Duas décadas de ouro em alta
Preço médio anual, em US$ por onça
363
1.669
1.160
3.431
2003
2008
2012
2015
2020
2025
2003: a Yamana nasce comprando Fazenda Brasileiro da Vale, com a onça abaixo de US$ 400.
2011 a 2015: o ciclo lembrado por Camilo Farace, em que a onça bateu US$ 1.900 e voltou a US$ 1.050.
2026: recorde de US$ 5.589 em 28 de janeiro; em torno de US$ 4.300 na data do seminário.
Fontes: LBMA e World Gold Council (médias anuais; 2025 conforme WGC/Banco Mundial); pico de 2026 conforme séries da LBMA; referências do seminário Além das Onças, 22/9/2026.

O tom foi dado na abertura por Francisco Alves, editor da Brasil Mineral, responsável pela organização do evento. Ele reconheceu que poderia parecer estranho dedicar um seminário ao ouro num momento em que a pauta do setor é dominada pelos minerais críticos, mas lembrou que o metal ocupa há muito tempo o segundo lugar na produção mineral brasileira e que o país produziu entre 3 mil e 3,5 mil toneladas de ouro desde o século XVIII. O encontro deu sequência à edição de 2025, também dedicada ao metal.

Anfitrião do encontro, Adriano Trindade, sócio e head de mineração do Mattos Filho e conselheiro de Brasil Mineral, contou que o escritório começou há três anos a promover eventos com o objetivo de "trazer a mineração para a Faria Lima", aproximando o setor do mercado financeiro paulista. Segundo ele, naquela época talvez ninguém imaginasse que a mineração se tornaria tema de campanha eleitoral e do discurso do presidente da República na Assembleia Geral das Nações Unidas. "Isso mostra o tanto que a mineração tem se tornado mais dinâmica e talvez até mais desafiadora para pensar o futuro."

O advogado Frederico Bedran, do escritório Frederico Bedran Advogados e também conselheiro da revista, brincou que no evento anterior "o valor da onça subiu só por conta do nosso evento", mas foi ao ponto ao descrever o descompasso entre a demanda de investidores e a oferta de ativos. Segundo ele, toda semana algum investidor nacional ou estreante no setor pergunta se ele tem um projeto de ouro licenciado e em produção. "A minha resposta é: pois é, se você tiver, também tenho interesse." Para Bedran, o papel de encontros como esse é mostrar a dinâmica real do setor, que não é fácil e tem desafios, mas que justamente por isso exige reunir as melhores cabeças.

Da esq. para a dir.: Francisco Alves (Brasil Mineral), Adriano Trindade (Mattos Filho) e Frederico Bedran (Frederico Bedran Advogados) na abertura do seminário.
Da esq. para a dir.: Francisco Alves (Brasil Mineral), Adriano Trindade (Mattos Filho) e Frederico Bedran (Frederico Bedran Advogados) na abertura do seminário. Foto: Stefanne Senne

Demanda estrutural e reservas que duram pouco

A palestra de abertura coube a Gilberto Azevedo, engenheiro de minas pela Universidade Federal de Ouro Preto, com MBA empresarial e mestrado em administração pela Fundação Dom Cabral. Ex-presidente da Kinross Brasil Mineração, maior produtora de ouro do país, ele hoje ocupa a vice-presidência sênior de Novos Negócios da empresa. Azevedo abriu com uma foto de aves no Parque Estadual de Paracatu, que apresentou como um dos legados da companhia, e com um mapa de palavras gerado por inteligência artificial para medir, de forma qualitativa, os temas que mobilizam a conversa sobre o setor. Ele chamou atenção para a predominância de verbos como ampliar, pesquisar, investir, desenvolver e explorar, que, em sua opinião, denotam uma dinâmica intensa.

Gilberto Azevedo, ex-presidente e hoje vice-presidente sênior de Novos Negócios da Kinross Brasil Mineração.
Gilberto Azevedo, ex-presidente e hoje vice-presidente sênior de Novos Negócios da Kinross Brasil Mineração. Foto: Stefanne Senne

Na leitura do executivo, mais importante do que o crescimento de cerca de 17% na demanda global nos últimos 15 anos é a mudança de perfil dessa demanda. A participação de bancos centrais e do investimento saltou de cerca de 40% em 2010 para aproximadamente 60% em 2025. É um dos vetores que impulsionam a procura por novos projetos e por ativos de ouro.

Bancos centrais dobraram o ritmo de compra
Compras líquidas de ouro pelos bancos centrais, em toneladas por ano
Média 2010 a 2021
473
2022
1.082
2023
1.037
2024
1.045
2025
863
É a mudança estrutural apontada por Gilberto Azevedo: bancos centrais e investimento passaram de 40% da demanda global em 2010 para cerca de 60% em 2025.
Fontes: World Gold Council; Gilberto Azevedo (Kinross), palestra de abertura do seminário Além das Onças, 22/9/2026.

O outro vetor, que segundo ele "nem sempre aparece tanto", é a necessidade de reposição de reservas. As reservas globais somam cerca de 2 bilhões de onças, para uma produção anual de aproximadamente 104 milhões de onças, o que resulta numa relação reserva/produção média de cerca de 20 anos. A reposição, lembrou, só pode vir de duas fontes: a conversão de recursos em reservas ou a descoberta de novos depósitos. Quando ela ocorre pela conversão de recursos, viabilizada justamente pela alta de preço, carrega implícita uma elevação do custo de produção.

O problema é o tempo. O lead time médio entre descoberta e início de operação é de 16 anos no mundo e de cerca de 17,3 anos no Brasil, sem levar em conta a taxa de insucesso da exploração. Se a conta começar no início da pesquisa, o prazo fica ainda maior. "A relação reserva/produção é de 20 anos, muito próximo desse lead time de 16 anos. Então a gente tem essa pressão por tempo para a reposição das reservas."

As reservas duram quase o tempo de abrir uma mina
Em anos. Relação reserva/produção global comparada ao lead time entre descoberta e início de operação
Duração das reservas globais
20
Lead time no Brasil
17,3
Lead time, média global
16
Lead time nos países mais ágeis
12-14
Fontes: Gilberto Azevedo (Kinross) e João Luiz Nogueira de Carvalho (Geosol e ABPM), seminário Além das Onças, 22/9/2026.
“A relação reserva/produção é de 20 anos, muito próximo desse lead time de 16 anos. Então a gente tem essa pressão por tempo para a reposição das reservas.”
Gilberto Azevedo, Kinross

Os quatro desafios

Azevedo organizou os desafios em quatro frentes. A primeira é o licenciamento, que responde por boa parte do lead time e cuja principal fragilidade é a falta de previsibilidade dos prazos. A segunda é o conhecimento geológico: apenas 28% do território brasileiro está mapeado na escala de 1:100.000 e 53% na de 1:250.000, o que traz incerteza, encarece a pesquisa e reduz, num primeiro momento, a atratividade para investimento. A terceira é a necessidade de capital. Com um intervalo tão longo entre a descoberta e a entrada em operação, o projeto precisa ser financiado por muitos anos com fluxo de caixa negativo, o que exige cooperação dentro do setor.

Azevedo dividiu os desafios do ouro no Brasil em quatro frentes, a começar pelo licenciamento.
Azevedo dividiu os desafios do ouro no Brasil em quatro frentes, a começar pelo licenciamento. Foto: Stefanne Senne
O subsolo que o país ainda não conhece
Parcela do território brasileiro com mapeamento geológico em cada escala
Escala 1:250.00053%
Escala 1:100.000, mais detalhada28%
Fonte: Gilberto Azevedo (Kinross), seminário Além das Onças, 22/9/2026.

A quarta frente é a sustentabilidade, que ele definiu como equilíbrio entre ambiente, benefício social e resultado econômico. Nesse campo, Gilberto destacou a pressão crescente pelo consentimento prévio e informado das comunidades e três temas de gestão ambiental: biodiversidade, água e rejeitos. Somam-se a eles a previsibilidade do licenciamento, a descarbonização e a eficiência energética, tanto pela questão climática quanto pelo custo da energia, e a sustentabilidade econômica de longo prazo. "A sustentabilidade é o fiel dessa balança", afirmou. Ele encerrou sua apresentação deixando uma pergunta para os painéis seguintes: como maximizar a eficiência da mineração de ouro nesse contexto?

Preço, custo e planejamento conservador

Questionado pela plateia sobre projeções de preço, Azevedo disse não tê-las e que não se considera especialista no tema. Ofereceu, porém, um raciocínio. Pelo lado da oferta, não há tantos projetos novos entrando, os projetos em pesquisa ainda demandam muito tempo e a reposição por conversão de recursos pressiona custos. Pelo lado da demanda, o aumento da participação de bancos centrais e investimento é uma mudança estrutural que tende a sustentar os preços. "A minha expectativa é de sustentação e talvez de alta, olhando esses dados."

Público no Auditório Mattos Filho, na Faria Lima, em São Paulo.
Público no Auditório Mattos Filho, na Faria Lima, em São Paulo. Foto: Stefanne Senne

Edson Onofri, representante comercial da Core Case do Brasil, perguntou se o custo de produção atual da Kinross estimula a empresa a produzir mais. Azevedo afirmou que a companhia está bem posicionada na curva de custos e é reconhecida pela disciplina na gestão de custos e pela excelência operacional. No caso de Paracatu, disse, a mina compensa o teor muito baixo com escala e eficiência. A expectativa é produzir pouco mais de 600 mil onças neste ano, repetindo o volume do ano passado, numa operação que ele descreveu como bastante estável. O executivo não revelou números de custo, mas enfatizou que a empresa é conservadora nas projeções e não usa o preço spot para planejar o médio e o longo prazo. "A nossa indústria é uma indústria de ciclo longo. Tudo que a gente faz agora tem que ter essa visão, principalmente no planejamento de mina e de produção."

Esta matéria faz parte da cobertura da Brasil Mineral sobre o seminário "Além das Onças", publicada em cinco partes. Leia também:

Galeria de fotos
Abertura do seminário Além das Onças150 fotos · Fotos: Stefanne Senne

Patrocínio do seminário

Patrocinadores Master
  • MID Infraestrutura
  • SBF Engenharia
  • Core Case
Patrocinadores Ouro
  • AngloGold Ashanti
  • PA Gold
  • ERO Brasil Nova Xavantina
  • Geosol
  • G Mining Ventures
  • Kinross
  • CMOC
Patrocinadores Prata
  • Brink's
  • Metso
  • Tracbel
  • Fagundes
Realização
  • Brasil Mineral
Apoio
  • Mattos Filho
  • AP Consultoria
  • Frederico Bedran Advogados

Artigos Relacionados

Com margem recorde, ouro reprecifica o pipeline de projetos brasileiro
OURO09/09/2026

Com margem recorde, ouro reprecifica o pipeline de projetos brasileiro

Vendas da Serabi crescem 6% no primeiro semestre
OURO23/09/2026

Vendas da Serabi crescem 6% no primeiro semestre

Serabi quer expandir inventário mineral para mais de 1,5 milhão de onças
OURO21/09/2026

Serabi quer expandir inventário mineral para mais de 1,5 milhão de onças

Aura Minerals obtém financiamento sindicalizado de US$ 200 milhões
OURO18/09/2026

Aura Minerals obtém financiamento sindicalizado de US$ 200 milhões