Parceria com chinesa para processar limonita

15/09/2022
A nova planta processará minério de limonita de níquel em MHP, que pode ser processado em materiais para componentes de baterias, como veículos elétricos.

 

A PT Vale Indonesia Tbk (PT Vale) decidiu voltar a colaborar com a Zhejiang Huayou Cobalt Company (Huayou) para desenvolver uma fundição com alta tecnologia de lixiviação ácida de pressão (HPAL) em Sorowako, na Indonésia. A cooperação das duas partes começou no início deste ano e Huayou conduziu o estudo de viabilidade, concluído com resultado positivo. Com isso as duas partes concordam em aumentar a cooperação. A assinatura do acordo que servirá de referência para outros futuros foi realizada no dia 13 de setembro.

A nova planta HPAL processará minério de limonita de níquel em Precipitado de Hidróxido Misto (MHP), um produto com capacidade de produção anual prevista de cerca de 60.000 toneladas de níquel em MHP. 

O MHP pode ser processado em materiais para componentes de baterias, como veículos elétricos. Um dos pontos mais importantes do acordo é o compromisso das partes em alcançar neutralidade de carbono até 2050 e o acordo de trabalhar em conjunto para minimizar as emissões de carbono.

Huayou irá debater ainda mais com a PT Vale para estudar alternativa energética de baixo carbono. O CEO da PT Vale, Febriany Eddy, destacou que este projeto de desenvolvimento conjunto é uma das realizações para atender ao compromisso da PT Vale com a mineração sustentável e a estratégia da PT Vale para apoiar o programa do governo para construir um ecossistema de veículos elétricos na Indonésia. Para Deshnee Naidoo, Comissário Presidente da PT Vale e Vice-Presidente Executivo da Vale Base Metals, a parceria é mais um catalisador para o desenvolvimento econômico sustentável. 

“Os recursos de níquel de classe mundial da Indonésia e juntamente com o progresso recente no Pomalaa HPAL e Bahodopi Block Project, mostram que estamos comprometidos em executar nossa próxima geração de projetos de crescimento sustentável com impactos ambientais mínimos para o benefício da população local e nacional”, concluiu Naidoo. O presidente Chen Xuehua, da Huayou, disse na cerimônia: “Nossa cooperação é uma perfeita combinação dos recursos minerais da Vale e do avançado High Pressure da Huayou Cobalt. A tecnologia de lixiviação ácida é uma vantagem para o desenvolvimento para se alcançar um mineral de baixo carbono, verde e sustentável. Nossa cooperação também pode gerar oportunidades de crescimento para ambas as partes, acrescentar força e valor para a indústria, e fazer contribuições para o desenvolvimento econômico e social da Indonésia”.

Direto da Fonte