MME promove série para apresentar as pedras preciosas

22/01/2024
O Brasil lidera o cenário mundial tanto na quantidade de produção como na variedade de gemas

 

O Ministério de Minas e Energia (MME) inicia, na próxima quarta, 24 de janeiro, a série “Gemas do Brasil”. É uma oportunidade de conhecer algumas das gemas encontradas no Brasil, como rubi, turmalina, quartzo e esmeralda. O Brasil lidera o cenário mundial tanto na quantidade de produção como na variedade de gemas. Em 2022, de acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), o país produziu aproximadamente 670 mil de toneladas de gemas, totalizando um montante de mais de R$ 36 milhões. O estado com a maior produção foi Minas Gerais, com mais de mil toneladas.

Popularmente conhecidas como pedras preciosas, as gemas são tipos de mineral, rocha ou material petrificado que, após passar pelo processo de lapidação ou polimento, se tornam colecionáveis ou utilizáveis como adorno para joalheria. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o Brasil possui uma diversidade de 108 gemas e elas são divididas nos seguintes grupos: gemas orgânicas, granadas, grupo das olivinas, variedades de berilo, variedades de coríndon, variedades de crisoberilo, variedades de espudomênio, variedades de feldspato, variedades de opala, variedades de quartzo, variedades de turmalina, variedades de topázio e demais gemas.

A série do MME tem como objetivo apresentar e dar maior visibilidade as preciosidades brasileiras. Os interessados podem acompanhar a série no portal do MME e aprender mais sobre as riquezas encontradas no território brasileiro.

Direto da Fonte