Maria Sílvia é primeira mulher brasileira no Conselho

13/08/2021
Maria Silvia foi presidente da Goldman Sachs Brasil, do BNDES, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e da Icatu Seguros.

 

A Vallourec concluiu a reestruturação financeira do Grupo e adotou uma nova estrutura global de governança. Com a nova etapa, dos oito membros do novo Conselho de Administração, quatro deles são conselheiros independentes, de diferentes partes do mundo, incluindo do Brasil, que auxiliarão na reformulação das estratégias da Vallourec em nível global. 

O novo conselho é composto pelo CEO do Grupo Vallourec, Édouard Guinotte, pela brasileira Maria Silvia Bastos Marques, por Gareth Turner, Pierre Vareille, William de Wulf, Corine de Bilbao, Hera Siu e Angela Minas, que terão como desafio fortalecer o processo de transformação da empresa, iniciado em 2016, além de promover ações em prol da excelência dos produtos e serviços e do aumento da produtividade e competitividade da empresa no mercado mundial. 

Mestre e Doutora em Economia, com graduação em Administração Pública, Maria Silvia foi presidente da Goldman Sachs Brasil, do BNDES, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e da Icatu Seguros, tendo atuado em conselhos de grandes empresas como Petrobras, Vale, Anglo American e Arcelor Brasil. Ela é a primeira brasileira a fazer parte do Conselho de Administração da Vallourec, cuja composição é paritária, com igualdade entre homens e mulheres. “Estou honrada e motivada em me juntar ao Grupo Vallourec nesse momento de transformação e mudança. Espero contribuir para a estratégia global do Grupo e, especialmente, para nossas operações no Brasil, com foco em estreitar o relacionamento e a entrega de produtos e serviços inovadores e com alto valor agregado para nossos clientes, no Brasil e no exterior”, destaca a conselheira.

“O principal objetivo com a reestruturação é tornar a Vallourec mais competitiva em âmbito global, e o Conselho tem papel fundamental no auxílio de ajustes de rota necessários para que a empresa alcance a excelência do processo industrial, com alto padrão de qualidade, segurança e atendimento aos clientes”, diz o vice-presidente sênior da Vallourec na América do Sul, Alexandre Lyra. O foco do Grupo é aproveitar ainda mais o capital humano altamente qualificado, as usinas da empresa, que estão entre as mais modernas do mundo, e as tecnologias de que a Vallourec dispõe como diferenciais de mercado.

Direto da Fonte