Leilão de Rio Capim é destaque no PDAC e acontece no final de março

Promessa de Cessão de Direitos Minerários do Rio Capim será realizada em 25 de março, em Brasília, com potencial de mais de 790 milhões de toneladas de recursos.
O leilão do ativo minerário de caulim do Rio Capim, no município de Ipixuna do Pará (PA), foi destaque na programação do estande do Brasil na Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC). “O leilão de ativos minerários de caulim impulsiona a cadeia produtiva desse mineral essencial para setores como papel, cerâmica, tintas e cosméticos”, afirmou Maisa Abram, chefe do Departamento de Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), durante a apresentação.
Maisa lembrou da importância estratégica do certame para o desenvolvimento econômico e industrial do País. “Diante da crescente demanda global por minerais industriais, o depósito do Rio Capim tem potencial para se consolidar como um dos principais polos de produção de caulim no Brasil”.
O ativo minerário possui um potencial estimado de mais de 790 milhões de toneladas de recursos e é amplamente reconhecido no mercado internacional por sua alta qualidade e pureza. A expectativa é que, na fase inicial do contrato, o vencedor do certame invista até R$ 10 milhões em novas pesquisas minerais na região. O projeto é dividido em duas áreas — Bloco Sul e Bloco Norte —, e o depósito cobre um total de 10 mil hectares. O projeto tem potencial de impulsionar a economia regional, gerar empregos e aumentar as exportações brasileiras, uma vez que o caulim do Rio Capim é altamente valorizado no mercado externo.
Estão aptas a participar do leilão pessoas jurídicas nacionais ou estrangeiras, entidades de previdência complementar e fundos de investimento, individualmente ou em consórcio. O contrato será firmado por meio de uma Promessa de Cessão de Direitos Minerários. A empresa vencedora deverá atender a todas as exigências legais e ambientais, incluindo a obtenção das licenças necessárias junto aos órgãos competentes e o protocolo dos documentos exigidos pela Agência Nacional de Mineração (ANM). O leilão do ativo minerário de caulim do Rio Capim (PA) está marcado para 25 de março, às 10h, no 1º Subsolo (S1) do Serviço Geológico do Brasil (SGB) - SBN Quadra 2, Bloco H Ed. Central Brasília - Asa Norte – Brasília (DF).







