Iniciativa para aço sem carbono na Alemanha

07/06/2022
O acordo ocorre no momento em que a Alemanha procura acelerar sua colaboração para a produção de hidrogênio verde com a Austrália.

 

A Rio Tinto e a Salzgitter decidiram se unir para avaliar se seus produtos de minério de ferro podem ser usados para produção de aço sem carbono no projeto de aço verde SALCOS da siderúrgica alemã. Pelo acordo, as empresas vão explorar se as pelotas, granulados e finos de minério de ferro podem ser usados no projeto Salzgitter Low CO2 Steelmaking (SALCOS) na Baixa Saxônia, Alemanha. 

O acordo ocorre no momento em que a Alemanha procura acelerar sua colaboração para a produção de hidrogênio verde com a Austrália como parte de seus esforços para abandonar os combustíveis fósseis, bem como para alimentar potencialmente a indústria siderúrgica do país. 

A Salzgitter é a segunda maior siderúrgica da Alemanha, e está de olho em uma produção de aço praticamente livre de carbono no projeto SALCOS, enquanto a Rio Tinto, a maior produtora de minério de ferro do mundo, tem a ambição de atingir emissões líquidas zero até 2050.