“I Fórum СВРM Mineração & Sustentabilidade” na Bahia

17/11/2023
O evento vai reunir autoridades políticas, secretários de governo e representantes de mineradoras

 

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) realiza, dia 23 de novembro, entre 8h e 17h, no Bistrot Trapiche Adega, o “I Fórum СВРM Mineração & Sustentabilidade”. O evento vai reunir autoridades políticas, secretários de governo, representantes de mineradoras, lideranças do setor e outros interessados no assunto. Dentre os temas que serão abordados estão “Minerais Estratégicos para a Transição Energética”, “Políticas Públicas e Regulação”, “Boas Práticas na Produção dos Minerais Estratégicos com Responsabilidade Social”, “Desafios e Oportunidades para uma Transição Energética Sustentável” e “Apresentação das Oportunidades Minerais na Bahia”. 

O evento terá como palestrantes Luis Fernando Cavalcante (geólogo da CBPM), Brian Leeners (CEO da Homerun Resources), Jin Yongshi (CEO da SAM), Julio Cesar de Sá Rocha (diretor da Faculdade de Direito da UFBA), Carolina Nascimento (analista de Suprimentos Sênior – Vale) e Valéria Melo (coordenadora de Política Regulatória da ANM), no turno da manhã. Já no período da tarde, os palestrantes serão João Gabriel Rosas Vieira (economista da SEI), Sandro Magalhães (presidente do Sindimiba), Li Li (diretor comercial da CGN Brasil Energia), Eduardo Sodre (secretário do Meio Ambiente), Terence Trennepohl (pós-doutor por Harvard) e Raissa Pimentel (Especialista de Direito do Ambiente pela Universidade de Coimbra). Os mediadores das mesas serão Paulo Guimarães (superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico – SDE), Carlos Borel (chefe de gabinete da CBPM), Nairobi Aguiar (gerente de Responsabilidade Social da CBPM) e José Acácio (diretor-geral da SEI).

A palestra final será conduzida pelo presidente da CBPM, Henrique Carballal e pelo diretor técnico da CBPM, Manoel Barretto. Já o encerramento será comandado pelo grupo Ilê Aiyê, que fará uma apresentação musical. “A CBPM vai ser uma ferramenta de fomento, permitindo que seja criada uma estrutura necessária para desenvolver a produção mineral em grande escala. Serão apontadas tanto soluções de logística quanto de infraestrutura, respeitando os ODS e as práticas ESG. Essa compreensão é proveniente do entendimento das missões que o governador Jerônimo Rodrigues nos delega e acompanha de perto, estando presente constantemente neste caminho que traçamos, visando colocar a Bahia neste cenário, sendo que ele entende que a Bahia não pode ser apenas exportadora de commodities. Nós precisamos dar um salto qualitativo. A Bahia não pode perder a oportunidade de ser a locomotiva da transição energética”, afirmou o presidente da CBPM, Henrique Carballal.

 

Direto da Fonte