Governo lançará plano para reduzir importações

10/03/2022
O objetivo é reduzir a dependências das importações, já que hoje em dia, o Brasil compra cerca de 80% dos fertilizantes que usa.

O Governo Federal criou um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) que será responsável pela elaboração do Plano Nacional de Fertilizantes. O objetivo é reduzir a dependências das importações, já que hoje em dia, o Brasil compra cerca de 80% dos fertilizantes que usa na produção de grãos. “O Brasil vem com a sua produção agropecuária crescente ano a ano, mas numa dependência enorme da importação de fósforo, potássio, principalmente. Foi criado, então, esse grupo de trabalho”, explicou a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. 

O Grupo de Trabalho Interministerial foi instituído para fortalecer políticas de incremento da competitividade da produção e da distribuição de insumos e de tecnologias para fertilizantes no país de forma sustentável. Na prática, com a elaboração do Plano Nacional de Fertilizantes, o Governo Federal quer diminuir a dependência externa e ampliar a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado internacional. O Plano trará um diagnóstico sobre a oferta de fertilizantes no Brasil e poderá trazer como resultado, por exemplo, propostas legislativas para facilitar a produção de fertilizantes no país. 

O GTI terá prazo de 120 dias para apresentar o Plano Nacional de Fertilizantes. O período pode ser prorrogado por prazo idêntico, por ato da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.