Global Battery Alliance lança primeiro passaporte para monitoramento de baterias elétricas

18/01/2023
O projeto prevê o rastreamento de minerais críticos, da extração à utilização e o descarte final de baterias.

 

A Global Battery Alliance - GBA, a maior organização multissetorial do mundo a estabelecer uma cadeia de valor de baterias sustentável até 2030, lançou na quarta-feira, 18 de janeiro, a prova de conceito do seu Passaporte de Bateria, na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos.  

 O Passaporte de Bateria é fundamental para facilitar o rápido dimensionamento de cadeias de valor de baterias sustentáveis, circulares e responsáveis para atender às metas do Acordo de Paris por meio da eletrificação dos setores de transporte e de energia.  

 As baterias são a chave para desbloquear a transição energética. Ao mesmo tempo, as baterias - cada vez mais utilizadas em automóveis, aparelhos eletroeletrônicos e máquinas - consomem muitos recursos, com inevitáveis impactos sociais e ambientais em toda a cadeia de valor. Isso inclui emissões de gases de efeito estufa durante o fornecimento de material, o processamento e a fabricação de baterias e questões de trabalho infantil e violações de direitos humanos. 

 O Passaporte foi desenvolvido ao longo de três anos pelos membros da GBA, que abrangem a cadeia de valor global de baterias, da mina até a reciclagem, incluindo a Audi, BASF, CATL, Eurasian Resources Group – ERG, líder mundial em recursos diversificados –, Glencore, LG Energy Solution, Umicore, Tesla e fornecedores de soluções de TI, bem como organizações não-governamentais e internacionais líderes, incluindo IndustriALL Global Union, PACT, Transport & Environment, UNEP, UNICEF e muitas outras, com o apoio de instituições governamentais como o Ministério Alemão de Assuntos Econômicos e Ação Climática e do Natural Resources do Canadá.   

 Gêmeo Digital 

 O Passaporte de Bateria é a principal iniciativa da GBA, estabelecendo um gêmeo digital de uma bateria física que transmite informações sobre todos os requisitos de sustentabilidade e de ciclo de vida aplicáveis com base em uma definição abrangente de uma bateria sustentável. Isso trará novos níveis de transparência para a cadeia de valor global de baterias, coletando, trocando, agrupando e relatando dados confiáveis entre todas as partes interessadas do ciclo de vida a respeito da proveniência do material, a composição química e o histórico de fabricação da bateria e seu desempenho de sustentabilidade.  

 O Passaporte de Bateria da GBA é único, pois é um instrumento fundamental para implementar uma visão global de cadeias de valor de baterias sustentáveis, responsáveis e circulares, com base em dados padronizados, comparáveis e auditáveis.  

 Selo de qualidade 

 O objetivo do Passaporte é fornecer aos usuários finais um selo de qualidade com base no desempenho de sustentabilidade da bateria, de acordo com as regras de relatórios acordadas pelas partes interessadas do setor, da academia, das organizações não-governamentais e do governo. A prova de conceito do Passaporte de Bateria na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, foi a primeira vez em que a GBA revelou os resultados ilustrativos. 

 Disponível publicamente no site da Global Battery Alliance, o protótipo do passaporte de bateria inclui dados de exemplo da Audi e da Tesla e seus parceiros de cadeias de valor relacionados às especificações técnicas, à proveniência do material e aos relatórios da bateria com relação aos principais indicadores de desempenho de sustentabilidade. 

Direitos Humanos 

 Os indicadores incluem um relatório parcial sobre a pegada de carbono da bateria e o desempenho com relação ao trabalho infantil e aos direitos humanos, de acordo com os livros de regras desenvolvidos pelos membros da Global Battery Alliance para materiais selecionados, bem como informações sobre a coleta de dados em diferentes etapas das cadeias de valor.  

 Ao estabelecer essa prova de conceito, a Global Battery Alliance e seus membros estão demonstrando como, ao disponibilizar esses dados aos usuários finais, o Passaporte de Bateria permitirá que os clientes tomem decisões de compra mais informadas e promovam práticas sustentáveis de compra, processamento e fabricação na indústria futuramente.  

Com base nos esforços inovadores da Global Battery Alliance, o conceito de um Passaporte de Bateria já foi endossado na Reunião dos Líderes do G7 de 2021, no Regulamento de Baterias da UE e pelas administrações canadense e americana. 

Obrigatoriedade em 2026 na UE 

O Passaporte de Bateria se tornará um requisito obrigatório na UE até 2026, com outras regiões provavelmente seguindo, o que torna o lançamento do Passaporte de Bateria da GBA mais importante do que nunca, para fornecer uma estrutura globalmente harmonizada para o desempenho de sustentabilidade no futuro.  

Após o lançamento bem-sucedido da prova de conceito, a GBA continuará a evoluir a arquitetura do passaporte de bateria, incluindo o desenvolvimento de uma estrutura de indicadores abrangente e simplificada. Os membros da GBA trabalharão em conjunto no desenvolvimento de regras e mecanismos para pontuação de desempenho, governança de dados, garantia e verificação, incluindo instrumentos de TI. Uma vez concluído, isso permitirá que as baterias sejam comparadas com relação à definição verificável da GBA de uma bateria sustentável e responsável no futuro, identificando aquelas que são melhores e piores na classe e acompanhando o progresso no setor, por meio da emissão de um selo de qualidade GBA para baterias. 

 Depoimentos

Inga Petersen, Diretora Executiva da Global Battery Alliance, disse: “Temos o prazer de revelar nossa prova de conceito do Passaporte de Bateria, que é o resultado de muitos meses de trabalho colaborativo com nossos membros – desde produtores automotivos, corporações de mineração e empresas de tecnologia, até ONGs, órgãos governamentais e outras organizações internacionais. Esta prova de conceito é um passo importante para dar aos investidores, consumidores finais e outras partes interessadas uma maior confiança na produção responsável e sustentável de baterias de veículos elétricos e no compromisso com a reciclagem e a circularidade.” 

Benedikt Sobotka, copresidente da Global Battery Alliance e CEO da Eurasian Resources Group, membro fundador da GBA, disse: “O lançamento da prova de conceito do Passaporte de Bateria é um marco importante no caminho para a criação de um gêmeo digital verdadeiramente verificável de uma bateria. O Passaporte de Bateria da GBA é o primeiro e único passaporte a ser desenvolvido pelas partes interessadas em toda a cadeia de valor de baterias, tornando-se o portador padrão para a transparência de baterias. Nossa atenção agora se voltará para a análise comparativa (benchmark) dos dados do Passaporte de Bateria e para a emissão de selos de qualidade com base no desempenho de sustentabilidade a fim de fornecer uma fonte confiável de dados para os consumidores finais, orientando as decisões de compra e desencadeando ações de melhoria em toda a cadeia de valor”. 

"A Tesla testou o Passaporte de Bateria e coletou os pontos de dados ambientais e sociais relevantes em nossa cadeia de fornecimento de cobalto. Embora seja necessário muito mais trabalho para cobrir todas as áreas relevantes das cadeias de fornecimento de minerais de baterias, a comunicação padrão em condições equitativas certamente tem um papel a desempenhar na transição para uma energia sustentável" diz Ferdinand Maubrey, Chefe de fornecimento responsável, Cadeia de fornecimento de bateria e minerais de bateria da Tesla  

"As baterias são o novo petróleo, mas para evitar os erros da era do petróleo, temos de garantir que as baterias sejam produzidas de forma sustentável, que os seus materiais sejam fornecidos de forma responsável e que toda a cadeia de fornecimento seja circular. A Transport & Environment tem apoiado o trabalho da GBA desde o início, no sentido de consolidar a sustentabilidade e o fornecimento responsável para a indústria global de baterias. O lançamento do Passaporte de Bateria estabelece um marco importante nessa jornada. Isso permitirá a divulgação transparente dos principais dados de sustentabilidade e de direitos humanos, melhorando assim a transparência e a confiança em toda a cadeia de fornecimento”, adiciona Julia Poliscanova, diretora sênior da T&E para mobilidade elétrica. 

 Sobre a Global Battery Alliance: 

A GBA reúne mais de 130 organizações internacionais líderes, ONGs, intervenientes do setor, governos e acadêmicos para alinhar-se de forma coletiva em uma abordagem pré-competitiva a fim de promover mudanças sistêmicas em toda a cadeia de valor de baterias. Pensada no Fórum Econômico Mundial em 2017 até à sua incorporação como organização sem fins lucrativos em 2022, os membros da GBA colaboram para atingir as metas estabelecidas na Visão GBA 2030 e concordam com os Dez Princípios Orientadores da GBA.  

A estrutura de governança multissetorial da GBA tem como objetivo garantir a inclusão na tomada de decisões e no foco estratégico. Suas parcerias de ação fornecem uma plataforma colaborativa para que os membros possam reunir seus conhecimentos e alcançar as metas compartilhadas de circularidade, proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.  

 Indicadores do Passaporte de Bateria da GBA 

 Para estabelecer uma estrutura globalmente harmonizada quanto às expectativas de desempenho de sustentabilidade para baterias, a GBA lançou recentemente vários indicadores-chave de desempenho – o Livro de Regras de Gases de Efeito EstufaÍndice de Trabalho Infantil e Índice de Direitos Humanos – que fornecem estruturas de relatórios para o Passaporte de Bateria e outras soluções de passaporte.  

O Livro de Regras de Gases de Efeito Estufa é uma estrutura abrangente para que os intervenientes do setor calculem e rastreiem a pegada dos gases de efeito estufa das baterias de veículos elétricos. Ao fazê-lo, ele facilita a coleta de dados de gases de efeito estufa padronizada, auditável e comparável para baterias.  

Os Índices de Trabalho Infantil e os Índices de Direitos Humanos são as primeiras estruturas do mundo a medir e pontuar os esforços de qualquer empresa ou produto específico da cadeia de valor de baterias para apoiar a eliminação do trabalho infantil e respeitar os direitos humanos. 

ERG está presente no Brasil por meio da BAMIN 

Eurasian Resources Group - ERG é uma das maiores empresas globais em mineração e em metais. É também a maior operadora de transportes da Ásia Central, com vasta experiência em ferrovias. Presente em 15 países, emprega mais de 85 mil pessoas em todas as suas unidades. A empresa movimenta anualmente mais de 50 milhões de toneladas de cargas. 

No Brasil, o ERG está presente há 17 anos, por meio da BAMIN, nos projetos Mina Pedra de Ferro, em Caetité, na Bahia, na Ferrovia de Integração Oeste Leste – FIOL Trecho 1 e no Porto Sul, em construção, em Ilhéus.