G Mining divulga avanços em Tocantinzinho

24/11/2022
A engenharia de detalhamento está 43% concluída, e as aquisições de todos os principais equipamentos para a planta de processo foram concluídas.

 

A G Mining Ventures Corp. atualiza o progresso realizado no projeto de ouro Tocantinzinho (TZ) em construção no Estado do Pará. Os avanços incluem o recebimento de licenças adicionais, força de trabalho ampliada, engenharia, compras, entrega de equipamentos, construção e início da mineração a céu aberto. O projeto permanece no caminho certo e dentro do orçamento para produção comercial no segundo semestre de 2024. “Desde que tomamos a decisão formal de construção em setembro, continuamos a fazer um excelente progresso em todas as frentes do nosso projeto TZ. A execução do plano do projeto com nossa abordagem comprovada de autoexecução está indo conforme o planejado em termos de cronograma e orçamento, e continuamos visando a produção comercial no segundo semestre de 2024. Estamos entusiasmados em ver o impacto positivo que estão fazendo nas comunidades locais e esperamos fornecer atualizações regulares até 2023 e além”, disse Louis-Pierre Gignac, presidente e diretor executivo da G Mining. 

A engenharia de detalhamento está 43% concluída, e as aquisições de todos os principais equipamentos para a planta de processo foram concluídas. Além disso, a revisão do projeto da planta de processo nos diagramas de tubulação e instrumentação está concluída e os avanços significativos foram alcançados na estratégia de execução da linha de transmissão, com construção prevista para começar antes do final do ano. No geral, as aquisições do Projeto progrediram para 73% de conclusão. Os compromissos até o momento totalizam US$ 160 milhões (34% do total), com gastos e acompanhamento do cronograma de acordo com o Estudo de Viabilidade datado de 09 de fevereiro de 2022. 

A mineração a céu aberto foi iniciada em fase inicial de cava. O material residual escavado será usado para fins de construção, como fonte de agregado e material de preenchimento para a construção da barragem das instalações de rejeitos. Durante a pré-produção, a G Mining está planejando estocar aproximadamente 2,4 milhões de toneladas de minério antes do comissionamento (~ 6 meses de alimentação da usina de minério). A expansão do campo de exploração está concluída, com a instalação de 10 dormentes adicionais, ampliando a capacidade para 370 leitos. O esforço de construção está atualmente concentrado no acampamento permanente, a fim de aumentar a capacidade para 1.200 dormentes até o final do ano. Os seguintes marcos foram alcançados no trabalho de construção: 83% da terraplenagem e 50% das fundações concluídas para instalação do acampamento permanente; A estrada de acesso ao depósito de lixo da mina foi concluída; Todas as quatro pontes foram concluídas na estrada de acesso principal, com o restante trabalho de atualização em andamento e a construção da usina de concreto está concluída. 

A G Mining possui 582 funcionários e contratados atualmente empregados pelo Projeto, com 94% da força de trabalho composta por brasileiros locais. Da força de trabalho total, 78% é proveniente do Pará e 55% de comunidades próximas. Em relação ao licenciamento ambiental, a empresa obteve da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a Declaração de Utilidade Pública (DUP) da linha de transmissão de energia elétrica em 138 kV de Novo Progresso à TZ, permitindo a finalização das faixas de servidão para a construção da linha. A DUP foi emitida em favor da Equatorial Pará Distribuidora de Energia S.A., entidade responsável pela distribuição de energia no estado do Pará, em benefício do projeto TZ. A aquisição dos materiais necessários para a construção da linha de transmissão está concluída e a construção deve começar antes do final do ano. A G Mining continua a priorizar saúde e segurança com um total de 422.180 horas-homem trabalhadas no ano até o momento, sem incidentes com perda de tempo (LTIs).