Ero Copper assegura 60% de participação no projeto Furnas, em Carajás

22/07/2024
Cobrindo uma área de aproximadamente 2.400 hectares, o Projeto fica a quinze quilômetros de extensa infraestrutura regional

 

A Ero Copper Corp. informa que firmou um acordo definitivo com a Salobo Metais SA, uma subsidiária da Vale Base Metals, que lhe assegura uma participação de 60% no Projeto de Cobre de Furnas, localizado na Província Mineral de Carajás, no estado do Pará.

Segundo a Ero Copper os termos do acordo “estão alinhados com o termo vinculativo assinado anteriormente, descrito no comunicado datado de 30 de outubro de 2023. Pela participação de 60%, a Ero comprometeu-se a financiar exclusivamente um programa de trabalho de exploração e engenharia em fases durante o período de earn-in e conceder à VBM até 11,0% de free carry em futuras despesas de capital de construção do Projeto.

Furnas é um projeto de IOCG (óxido de ferro-cobre-ouro) localizado aproximadamente 50 quilômetros a sudeste das operações de Salobo da VBM e aproximadamente 190 quilômetros a nordeste do Projeto Tucumã, da Ero. Cobrindo uma área de aproximadamente 2.400 hectares, o Projeto fica a quinze quilômetros de extensa infraestrutura regional, incluindo estradas pavimentadas, uma planta de cimento em escala industrial, uma subestação de energia e a instalação de carga ferroviária da Vale.

Os esforços de exploração e desenvolvimento da Ero se concentram em duas zonas discretas de alto teor identificadas dentro do corpo mineralizado geral, conhecidas como Zonas SE e NW, que se estendem por um comprimento de ataque combinado de aproximadamente cinco quilômetros. A mineralização de alto teor conhecida varia entre aproximadamente 20 a 60 metros de espessura e foi perfurada a uma profundidade geral da superfície de aproximadamente 300 metros (vertical).

Como parte de seu programa geral de trabalho, a Ero pretende validar o banco de dados de perfurações históricas de exploração, desenvolver modelos de blocos incorporando preenchimento planejado e perfuração adicional para preparar uma estimativa de recursos minerais que esteja em conformidade com a NI 43-101 (conforme definido abaixo), gerar projetos de minas seletivas, executar trabalhos de teste metalúrgico confirmatório, desenvolver projetos de fluxogramas de processo, realizar estudos geotécnicos e ambientais e promover vários programas comunitários e sociais.

A Ero Copper se comprometeu a realizar um total de 90 mil metros de perfuração exploratória em 3 fases e a realizar um estudo de viabilidade definitivo.