Canadá é o país com mais empresas na mineração brasileira

05/03/2024
Há pelo menos 35 empresas atuando na produção e exploração de bens minerais, em diversas regiões do País.

Francisco Alves / Mara Fornari

O Canadá é o país com maior presença no setor mineral brasileiro (afora o Brasil, naturalmente). Considerando-se as empresas listadas nas bolsas canadenses TSX (Toronto Stock Exchange) e TSXV (Toronto Stock Exchange Venture), há pelo menos 35 empresas atuando na produção e exploração de bens minerais, em diversas regiões do País.

No ranking das 100 Maiores Empresas de Mineração, com base no valor de sua produção em 2023, existem 12 empresas listadas nas bolsas canadenses, que atuam na produção de ouro, cobre, grafita, lítio e vanádio. As canadenses também estão bastante ativas na exploração mineral no Brasil, com investimentos voltados principalmente à pesquisa de minerais estratégicos para a transição energética, tais como cobre, níquel, lítio e terras raras.

Na produção mineral, a liderança é exercida pela Kinross, que há muitos anos operaaquela que é considerada a mina a céu aberto de mais baixo teor no mundo, localizada em Paracatu, no estado de Minas Gerais. A Kinross também lidera a produção brasileira de ouro, posição que deve ser mantida por muitos anos mais. Até 2032 a empresa deve manter uma produção anual média de 540 mil onças de ouro.

A Lundin Mining coloca-se em segundo lugar entre os produtores canadenses no Brasil, com a operação de sua mina Chapada, no estado de Goiás, que foi adquirida da Yamana Gold, em 2019, e onde produz cobre e ouro, numa escala de 45 mil t/ano de cobre e cerca de 60 mil onças de ouro por ano. A Lundin Mining, em 2023, atingiu o guidance projetado, de forma consolidada em todos os metais, seja dentro da média ou acima do esperado. A produção de cobre atingiu 314.798 toneladas e a produção consolidada equivalente de cobre foi superior a 550 mil toneladas. A mina Chapada, em Goiás, produziu 45.719 toneladas de cobre e a produção de ouro ficou no limite superior da orientação, com 59.268 onças para o ano.

O terceiro maior produtor mineral no Brasil com ações em bolsa canadense é a Ero Copper, que através da Mineração Caraíba (Ero Caraíba) opera minas no estado da Bahia, das quais a principal é Pilar, no município de Jaguarari. Nos próximos anos, a Ero Copper deve ampliar sua atuação na mineração brasileira, elevando sua capacidade de produção para 100 mil toneladas/ ano de concentrado de cobre, com a operação do projeto Tucumã, que está sendo implantado no estado do Pará (veja matéria Perspectivas). A Ero Copper também atua na produção de ouro, mantendo uma mina subterrânea em produção no município de Nova Xavantina, no estado de Mato Grosso. Trata-se de uma das minas de maior teor de ouro localizadas em território brasileiro e tem capacidade instalada para produzir 60 mil onças de ouro por ano.

A Pan American Silver, através da Jacobina Mineração, é o quarto maior produtor mineral do Brasil, atuando na produção de ouro, com operação no estado da Bahia. As instalações de Jacobina foram adquiridas da Yamana Gold, no ano passado, e produziram 147,8 mil onças de ouro em 2023. Atualmente a empresa está investindo na melhoria das instalações de processamento em Jacobina, visando à otimização da capacidade.

A Equinox Gold possui três empresas classificadas entre as 100 maiores mineradoras do Brasil, todas atuando na produção de ouro: Mineração Aurizona (39º. Lugar), Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (49º. Lugar) e Mineração Riacho dos Machados (61º. Lugar). Além destas, a empresa controla também a Mineração Santa Luz, no estado da Bahia. Em 2023, as quatro minas da Equinox Gold no Brasil produziram 296.800 onças de ouro, respondendo pela maior parcela da produção da empresa no período. A Mineração Aurizona atua na produção de ouro no município de Godofredo Viana, no estado do Maranhão, onde tem um projeto de expansão que inclui uma mina subterrânea (veja matéria Perspectivas). A Mineração Fazenda Brasileiro tem uma mina de ouro no estado da Bahia, onde também opera a outra empresa da Equinox Gold no Brasil, a Mineração Santa Luz, no município de Teofilândia. O grupo também possui a Riacho dos Machados Mineração, que tem mina de ouro no estado de Minas Gerais.

Dados preliminares mostram que a Equinox Gold encerrou o ano de 2023 com uma produção de 564,5 mil onças de ouro, considerando suas sete operações globais – destas, quatro estão localizadas no Brasil: Aurizona (com produção de 120,6 mil oz), Fazenda Brasileiro (66,4 mil oz), Santa Luz (57,2 mil oz) e Riacho dos Machados (52,6 mil oz). Além destas, a empresa está comissionando uma nova mina no Canadá, com produção prevista para o primeiro semestre de 2024.

Veja a matéria completa na edição 436 de Brasil Mineral