Brasil e ITA assinam parceria para acelerar transição energética
O Governo brasileiro e o International Transition Accelerator (ITA) anunciaram parceria para acelerar os investimentos em descarbonização no País. O Brasil é a primeira nação a firmar um acordo com esta iniciativa, lançada na COP28 em dezembro de 2023, que visa desbloquear investimentos e acelerar a entrega de soluções de descarbonização na indústria, com destaque para a de alumínio, e no setor de transporte.
Como primeira ação, o ITA, em parceria com o Hub Descarbonização Industrial Brasil-Reino Unido (ID-Hub), abriu um período para que desenvolvedores registrem e apresentem seus projetos de descarbonização. Tais projetos devem incluir as principais barreiras que dificultam seus avanços. O ITA considera que esse mapeamento permitirá identificar e selecionar projetos com potencial de descarbonização profunda em grande escala, que utilizem tecnologias inovadoras e que estejam próximos da maturidade comercial.
As organizações cujos projetos forem selecionados poderão se beneficiar de atividades relacionadas a estruturas institucionais, desenvolvimento de cadeias de valor, financiamento de projetos, geração de demanda verde, e pesquisa e desenvolvimento. Além disso, os projetos selecionados terão a oportunidade de serem apresentados em vários canais, incluindo as Conferências das Partes (COPs) da ONU e outros grandes eventos internacionais. O registro de interesse pode ser feito até o dia 27 de setembro de 2024. O formulário de cadastro, os critérios de seleção dos projetos e outras informações estão no link https://ita.missionpossiblepartnership.org/news/entry/ita-brazil-project-support-programme-brazil-uk-id-hub-call-for-expressions-of-interest-eoi/.