ALMG averigua possíveis danos ambientais

06/06/2022
Situada na Estrada Velha de Nova Lima, a Mineração Gute Sicht é acusada de explorar irregularmente em uma área da Serra do Curral.

 

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai verificar mais duas atividades minerárias que podem causar danos ambientais em Minas Gerais. A primeira é uma visita à Mineração Gute Sicht para constatar se a empresa atua dentro da legalidade, condições de funcionamento e as possíveis violações da legislação, tendo em vista que a empresa opera por meio de termo de ajustamento de conduta (TAC), celebrado com a Superintendência Regional de Meio Ambiente Central e Metropolitana (Supram CM). 

Situada na Estrada Velha de Nova Lima - Km 04, Castanheiras, no limite entre a capital e Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Mineração Gute Sicht é acusada de explorar irregularmente em uma área da Serra do Curral. A atividade foi interditada pela Prefeitura de Belo Horizonte em 25 de maio e há denúncias de que a mineradora continua operando.

Outro foco é uma visitação ao Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. Embora o parque seja uma unidade de conservação de proteção integral, criada por lei, existem atividades minerárias na zona de amortecimento (que é o entorno da unidade, onde há restrição de atividades) e em áreas próximas ao parque que podem causar grandes prejuízos.

O parque engloba os municípios de Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité, com grande riqueza natural, incluindo seis mananciais responsáveis pelo abastecimento de água de parte da RMBH.

Direto da Fonte