Yara Clean assina parceria por combustível limpo

04/08/2022
Objetivo do acordo é testar a amônia como um combustível carbono zero para descarbonizar o setor de transporte marítimo.

 

A Yara Clean Ammonia e a Pilbara Ports Authority (PPA) assinaram um Acordo de Colaboração para facilitar conjuntamente a utilização de amônia limpa como combustível marítimo na região de Pilbara, na Austrália Ocidental. 

O acordo ilustra a confiança e o compromisso de ambas as empresas na amônia como um combustível carbono zero para descarbonizar o setor de transporte marítimo. A expectativa da parceria é avaliar a demanda potencial de amônia e a infraestrutura de bunker necessária, aproveitando a instalação de produção de amônia em escala mundial existente da Yara Pilbara e seu potencial de amônia limpa na região. 

O contrato também permitirá operações seguras de bunker de amônia nos portos da PPA por meio de análise colaborativa de segurança e a criação de diretrizes transparentes de bunkers de amônia. “O potencial da amônia como combustível para descarbonizar efetivamente a indústria marítima é muito claro; no entanto, algumas questões permanecem sobre como maximizar a entrega de combustível segura e eficiente em um ambiente portuário. Esta colaboração com a PPA pretende abordar essas questões e, consequentemente, ajudará a acelerar a amônia como um combustível de carbono zero na região”. diz Murali Srinivasan, vice-presidente sênior e chefe comercial da Yara Clean Ammonia.

O CEO da PPA, Roger Johnston, disse que como a maior autoridade portuária de exportação a granel do mundo, a PPA tem um forte compromisso com operações seguras e transporte sustentável. “A PPA se esforça para ser pioneira no estabelecimento de estruturas para garantir operações seguras de bunker de amônia. Essa colaboração com a Yara Clean Ammonia cria grandes oportunidades para trabalharmos juntos para reduzir as emissões de carbono”, disse Johnston. A avaliação conjunta está prevista para durar cerca de um ano.