Fortescue inicia obras de projeto de metal verde na Austrália
A Fortescue, que atualmente está desenvolvendo o projeto de uma planta de hidrogênio verde no Ceará, que integra seus planos de construir uma cadeia de suprimentos de metal verde, deu início às obras em seu Projeto Green Iron Metal (Metal Verde) na região de Pilbara, na Austrália Ocidental. Localizado no Green Energy Hub em Christmas Creek, o projeto de US$ 50 milhões deverá produzir mais de 1.500 toneladas anuais de metal verde, com a primeira produção prevista para 2025. A planta usará hidrogênio verde (H2V) produzido na instalação de hidrogênio gasoso e líquido da Fortescue, a maior do seu tipo na Austrália, junto com um forno de fusão elétrica para produzir metal verde de alta pureza. Este metal será adequado para uso geral em qualquer planta siderúrgica globalmente.
"Hoje é uma celebração da inovação, colaboração e metas desafiadoras, e marca um momento crucial na jornada da Fortescue para construir uma cadeia de suprimentos de metal verde”, disse o presidente executivo da Fortescue, Andrew Forres, durante a cerimônia de início das obras em Christmas Creek. O ferro e o aço são a espinha dorsal da infraestrutura da empresa, no entanto os processos tradicionais de produção de ferro e aço estão entre as maiores fontes de emissões de gases de efeito estufa. “Repensando toda a cadeia de valor do ferro e do aço, podemos produzir uma indústria inteiramente nova e verde aqui na Austrália. O marco de hoje reúne mineração sustentável verde, energia renovável em larga escala e hidrogênio verde para produzir metal verde".
A planta de H2V da Fortescue pode produzir cerca de 530 kg de gás hidrogênio por dia, ou cerca de 195 toneladas anualmente. A unidade será abastecida parcialmente por energia solar durante o dia, e a planta compreende uma estação de reabastecimento de hidrogênio gasoso (HRS) para reabastecer uma frota de 10 ônibus movidos a células de combustível de hidrogênio. A HRS gasosa foi apoiada pelo Fundo de Hidrogênio Renovável do Governo da Austrália Ocidental através de uma subvenção de US$ 2 milhões. O Green Energy Hub também contém uma instalação de liquefação de hidrogênio, armazenamento e estação de reabastecimento de hidrogênio líquido, juntamente com os protótipos de descarbonização de emissões zero da Fortescue.
O diretor-executivo da Fortescue Metals, Dino Otranto, explicou que a planta de hidrogênio renovável é versátil e permite a produção de hidrogênio gasoso e líquido para ser usado para alimentar os protótipos de equipamentos de mineração da empresa, ao mesmo tempo em que proporciona o benefício adicional de reabastecer a frota de ônibus em Christmas Creek. "Fortescue está avançando rapidamente para descarbonizar, e a conclusão da nossa instalação de hidrogênio, que é a maior planta de hidrogênio gasoso e líquido em qualquer mina na Austrália, é um testemunho do nosso compromisso em liderar a indústria pesada na descarbonização," disse Otranto. O premier da Austrália Ocidental, Roger Cook, destacou na oportunidade que o país está a caminho de se tornar "uma potência global de energia limpa e um grande produtor, usuário e exportador de ferro verde".
Os espaços de Christmas Creek e Cloudbreak da Fortescue são parcialmente alimentados por 160 mil painéis solares. A Estação de Reabastecimento de Hidrogênio consiste em dois eletrolisadores de 700kW e é projetada para produzir cerca de 530 kg de gás hidrogênio por dia, enquanto a planta de hidrogênio líquido pode produzir cerca de 350 kg de hidrogênio líquido por dia a uma temperatura de cerca de -244˚C. Qualquer hidrogênio líquido que ferve no tanque de armazenamento é capturado como gás e retorna ao contêiner de liquefação para ser reprocessado e a Fortescue estabeleceu a meta de alcançar emissões terrestres reais zero (Escopos 1 e 2) em suas operações de minério de ferro na Austrália até 2030, sem o uso de compensações voluntárias de carbono.