Valor da produção mineral mundial cresce 450% nas duas últimas décadas

09/05/2022
Artigo por Luiz Felipe Quaresma

O Valor da Produção Mineral (VPM) no mundo atingiu cerca de US$ 1,4 trilhão em 2020. Quando comparado ao início do século XXI, o valor mostra um crescimento a uma taxa anual, a preços correntes, de 9,5 % em relação a 2001, representando um crescimento nominal de 450% no período.

Sendo avaliado a preço constante de 2020, utilizando o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos Estados Unidos da América, o crescimento revela uma taxa anual de 7,3% no valor da produção mineral do mundo entre 2001 e 2020, representando um crescimento real de 282% neste período.

A classificação tem por base a publicação do United States Geological Survey (USGS), nas edições dos anos correspondentes do Mineral Commodity Sumaries, que disponibiliza para cada produto mineral as estatísticas mundiais e dos principais países produtores. Foram identificados produtos distribuídos em 113 (cento e treze) países com destaque em algum produto mineral.

A produção classificada em “outros” significa que houve produção em outros países, mas não com destaque na produção de cada um dos produtos minerais apresentados nas tabelas, que totalizaram 71(setenta e um) produtos em produção no mundo.

As tabelas individuais por produtos minerais mostram as quantidades produzidas e o valor médio por cada país produtor em dólares americanos (US$) em valor corrente; as tabelas consolidadas por produtos minerais e por países mostram os valores em dólares constantes tendo por base o ano de 2020, corrigidos os efeitos inflacionários pelo Índice de Preço ao Consumidor (IPC) do dólar americano.

O critério de valorização para cada produto mineral teve por base os preços praticados para cada produto no mercado dos Estados Unidos da América para unificar um valor que, via de regra, é diferenciado para cada país. A escolha deste critério teve como objeto valorizar cada produto mineral com um valor definido como o valor médio mundial destes produtos minerais, produzidos nos diversos países do mundo.

Alguns produtos foram valorizados, quando existente, em alguma cotação internacional praticada em bolsa de mercadoria do tipo London Metal Exchange (LME); Outras poucas cotações estão explicitadas na base da tabela do produto mineral.

Leia o artigo completo na edição 419 de Brasil Mineral