
Licença Prévia permite a produção de 50 mil toneladas anuais ao longo de oito anos e marca o início de uma série de projetos para dobrar a capacidade de cobre da empresa em Carajás.
A Vale obteve a Licença Prévia para o projeto de cobre Bacaba, localizado em Canaã dos Carajás (PA). O projeto Bacaba visa prolongar a vida útil do Complexo Minerador de Sossego, além de contribuir com uma produção média anual de aproximadamente 50 mil t/ano de cobre ao longo de oito anos de operação.
A extração de minério de cobre estimada para a fase de operação da mina é de aproximadamente 68,8 milhões de toneladas.
Serão investidos aproximadamente US$ 290 milhões durante a etapa de implantação do projeto e o início da produção está planejado para o primeiro semestre de 2028. A previsão é que sejam engajados, durante a fase de implantação do projeto, aproximadamente 1.200 trabalhadores.
Bacaba é o primeiro de uma série de projetos de cobre que a Vale pretende desenvolver na província mineral de Carajás, com o objetivo estratégico de dobrar sua capacidade produtiva de cobre na próxima década. A meta da empresa é atingir uma escala de produção entre 420 e 500 mil toneladas de cobre e estão incluídos nessa meta a expansão de Salobo (com possível implantação da lavra subterrânea, e os projetos Alemão, 118, Paulo Afonso e Cristalino. Os investimentos para o alcance desse meta podem atingir a cifra de R$ 70 bilhões.
VEJA TAMBÉM

Vale Base Metals deve iniciar novo projeto em Salobo antes do previsto
Projeto de Flotação de Partículas Grossas em Salobo deverá adicionar seis milhões de toneladas de capacidade anual de processamento e aumentar a produção de cobre em até 30 mil toneladas.
13/08/2026
Vale vê produção mineral brasileira bem abaixo do potencial geológico
Produção brasileira ficou estagnada na última década enquanto países como Austrália, Indonésia e Filipinas multiplicaram seus volumes e atraíram investimentos diretos estrangeiros.
25/08/2026




