Vale e sueca GreenIron assinam parceria para descarbonização
A Vale e a sueca GreenIron assinaram um Memorando de Entendimento para colaborar em iniciativas-chave no Brasil e na Suécia para a descarbonização da cadeia de suprimentos de mineração e metais. As partes desenvolverão um estudo de viabilidade para uma instalação inovadora de redução direta no Brasil, a ser operada pela GreenIron. O Memorando de Entendimento também contempla o fornecimento de minério de ferro da Vale para as operações comerciais da GreenIron em Sandviken, na Suécia.
O estudo de viabilidade para uma unidade no Brasil incluirá a seleção de um local adequado para o projeto e a avaliação de opções de energia renovável e fornecimento de recursos. O estudo avaliará ainda a viabilidade de usar hidrogênio verde e outras inovações para reduzir o impacto ambiental de operações futuras. A tecnologia inovadora da GreenIron é flexível em termos de opções de matéria-prima e capacidade adaptada aos clientes, além de ter custo reduzido e ser compatível com o uso de hidrogênio verde. As operações comerciais em Sandviken estão sendo comissionadas, com o aumento de escala previsto ao longo do ano. “Este acordo reúne o portfólio superior de produtos da Vale, a vantagem competitiva do Brasil em hidrogênio verde e a experiência da GreenIron na produção sustentável de ferro para fornecer soluções de baixo carbono para a indústria de mineração e metais”, diz Rogério Nogueira, vice-presidente executivo Comercial e de Novos Negócios da Vale. “Estamos focados em ajudar nossos clientes a atingir suas metas de descarbonização e também em promover a neoindustrialização do Brasil”.
Para Edward Murray, CEO da GreenIron, o acordo com a Vale é um marco significativo para a empresa, pois representa um compromisso claro de buscar oportunidades de colaboração que se alinhem com a visão de uma indústria de mineração e metais sustentável e de reduzir drasticamente a pegada climática do setor. “Ao reunir nossos conhecimentos e recursos, pretendemos inovar e desenvolver projetos que não apenas beneficiem as duas empresas, mas também tenham um impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades em que operamos”. A Vale e a GreenIron têm trabalhado nos últimos dois anos em testes para o uso de pelotas de minério de ferro produzidas pela Vale nas instalações da GreenIron na Suécia. De acordo com o Memorando de Entendimento, os testes futuros também incluirão briquetes de minério de ferro, um produto inovador desenvolvido pela Vale que emite menos CO2 em sua produção do que as pelotas.