Vale e Hydnum Steel farão planta de briquetes para aço verde

09/02/2024
A fábrica começará a produzir 1,5 milhão de toneladas de aço laminado em 2026

 

A Vale e a Hydnum Steel assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para desenvolver soluções de baixo carbono para a produção de aço. O acordo inclui a avaliação conjunta para possível construção de uma planta de briquetes de minério de ferro no projeto principal da Hydnum Steel para aço verde em Puertollano, Espanha. A fábrica começará a produzir 1,5 milhão de toneladas de aço laminado em 2026 e está projetada para ter uma capacidade anual de 2,6 milhões de toneladas a partir de 2030. "Juntar-se à Hydnum neste projeto é mais um passo importante para o nosso objetivo de reduzir as nossas emissões de escopo 3, referentes à cadeia de valor, em 15% até 2035. A combinação do nosso briquete inovador e de baixo carbono com o aço verde produzido pela Hydnum apoiará nossa meta de atingir zero emissões no processo siderúrgico", afirma Rogério Nogueira, diretor de Desenvolvimento de Produtos e Negócios da Vale. 

Para o diretor de Estratégia da Hydnum Steel, Fernando Pessanha, ter a Vale como parceria em um projeto dessa magnitude só mostra que compartilhamos os mesmos valores e buscamos construir uma nova indústria, comprometida com o planeta livre de emissões. “A Hydnum Steel contribui para uma mudança tecnológica inexorável na indústria siderúrgica mundial. Demonstra que a produção de aço verde de alta qualidade não é apenas competitiva, mas também benéfica para o futuro do nosso planeta".

A futura planta a ser desenvolvida pela parceria terá tecnologia de última geração, concebida para substituir o uso de combustíveis fósseis por hidrogênio verde, contribuindo assim para a descarbonização do setor. Para a Vale, o acordo reforça a confiança na utilização do hidrogênio para permitir a descarbonização da siderurgia, além de ser um sinal de engajamento dos clientes com a estratégia da Vale de oferecer soluções inovadoras para descarbonizar o setor.

A Vale assinou acordos para estudar soluções de descarbonização em conjunto com mais de 50 clientes, que respondem por cerca de 35% das emissões de escopo 3 da mineradora. Algumas dessas soluções incluem a construção de plantas de briquetes próximas às instalações dos clientes. O briquete é um produto inovador desenvolvido pela Vale em seu centro tecnológico em Minas Gerais. É produzido a partir da aglomeração em baixa temperatura de minério de ferro de alta qualidade, utilizando uma solução tecnológica de aglomerantes, o que confere ao produto final alta resistência mecânica. Pode ser utilizado como fonte metálica na rota de redução direta, possibilitando a produção de aço verde. Também pode ser utilizado no alto-forno, reduzindo em 10% as emissões de CO2. Além do compromisso de reduzir 15% das emissões líquidas de escopo 3 até 2035, a Vale busca reduzir suas emissões absolutas de escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e atingir zero líquido até 2050, em linha com o Acordo de Paris, liderando o caminho para a mineração sustentável. 

Direto da Fonte