Vale conclui pré-viabilidade de projeto em Quebec

09/06/2022
O projeto seria a primeira planta de produção de sulfato de níquel totalmente doméstico para o mercado norte-americano.

 

A Vale concluiu o estudo de pré-viabilidade para um projeto proposto de sulfato de níquel em Bécancour, Quebec, Canadá. A conclusão do estudo é um marco importante para o desenvolvimento do empreendimento e a iniciativa estratégica ressalta o foco da mineradora em fornecer produtos de níquel de baixo carbono e alta pureza para a crescente indústria de veículos elétricos.

O projeto seria a primeira planta de produção de sulfato de níquel totalmente doméstico para o mercado norte-americano, o que alavancaria a produção atual e futura de níquel de alta qualidade e baixo carbono das operações de classe mundial da Vale no Canadá. Com base nos estudos de pré-viabilidade até então, o projeto teria uma capacidade de processamento de 25 mil toneladas por ano de níquel contido em sulfato de níquel, o composto químico utilizado na fabricação de precursores para baterias de íons de lítio à base de níquel. 

A decisão final de investimento e o cronograma do projeto dependem de diversos fatores, incluindo a integração e necessidades da cadeia de baterias, bem como de aprovações do Conselho e regulatórias. “Essa é uma validação fundamental para um projeto que oferece tanto a diversificação das vendas quanto uma entrada acelerada na crescente cadeia de suprimentos de baterias da América do Norte”, disse Deshnee Naidoo, Vice-Presidente Executiva de Metais Básicos da Vale. “Esperamos continuar as discussões com potenciais parceiros, bem como com o governo de Quebec e o governo do Canadá, para concretizar este projeto estratégico”, disse Naidoo.

Direto da Fonte