Usiminas investe mais de R$ 500 milhões em Ipatinga

14/09/2023
Com investimentos contínuos desde 2018, a Usiminas tem conseguido reduzir anualmente a deposição de partículas sedimentáveis, o chamado “pó preto”.

 

A Usiminas já investiu mais de R$ 500 milhões em novos equipamentos e em grandes reparos na Usina de Ipatinga em 2023. O ciclo de investimentos priorizou principalmente as áreas de sinterização, altos-fornos e aciaria. Com investimentos contínuos desde 2018, a Usiminas tem conseguido reduzir anualmente a deposição de partículas sedimentáveis, o chamado “pó preto”, nos bairros próximos à usina. O trabalho na usina é conjunto das áreas de operação, Manutenção, Engenharia e Meio Ambiente em diversos projetos. 

A Usiminas afirma que segue cumprindo as metas de redução estabelecidas no Termo de Ajustes de Conduta (TAC) para cada bairro. “Entre os investimentos recentes, podemos destacar as reformas nos precipitadores eletrostáticos que fazem a filtragem do particulado na Sinterização e o fechamento das correias transportadoras de materiais. Além das reformas dos equipamentos ambientais no Alto-Forno 3, que nos darão maior eficiência na contenção das emissões de particulado. Nas áreas de aciaria, outra grande frente de reformas, o destaque é para a redução da carga de material particulado nos processos com aumento da captação dos filtros secundários”, destaca o gerente-geral de Meio Ambiente da empresa, Lucas Lima Mesquita.

Direto da Fonte