SGB-CPRM ajudará a elaborar o PNM 2050

16/02/2022
O Plano tem como meta estabelecer normas e objetivos no longo prazo para o setor mineral brasileiro.

 

A Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), do Ministério de Minas e Energia (MME) iniciou um novo ciclo de planejamento com o objetivo de elaborar o Plano Nacional de Mineração – PNM 2050. O Plano tem como meta estabelecer normas e objetivos no longo prazo para o setor mineral brasileiro, e, desta forma, orientar tendências e assinalar opções de expansão do segmento no período 2022-2050.

Dentre os estudos que estão sendo realizados, o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) está desenvolvendo o caderno referente ao Conhecimento Geocientífico. Este caderno visa analisar o panorama atual do conhecimento geocientífico brasileiro e o planejamento de ações que possibilitem a sua intensificação por meio de estratégias direcionadas ao fornecimento de subsídios à descoberta de novos depósitos - com intuito de alavancar o desenvolvimento socioeconômico do país de forma sustentável.

A segunda etapa da pesquisa irá subsidiar a elaboração do Caderno 1. O SGB-CPRM solicita que os interessados respondam em diferentes aspectos do conhecimento da geodiversidade, riscos geológicos, geoconservação e hidrologia (água superficial e subterrânea), visando uma formulação de estratégias para a ampliação do conhecimento para os próximos 28 anos, de forma a subsidiar os aspectos da sustentabilidade da indústria mineral e o desenvolvimento do país.

As perguntas devem ser respondidas de forma direta e objetiva, considerando a escala de zero (0) a dez (10), onde zero (0) representa sem nenhuma importância ou muito ruim e dez (10) máxima importância ou excelente. O prazo limite para responder as perguntas é 25 de fevereiro. O link para a participação é https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1u26jZ5o0E7aSsAi1yvZcipRdQzeno562ej77VVeYbFHjkQ/viewform.