Programa de Aceleração de Carreira para Mulheres Negras

29/08/2023
Programa visa contribuir para o fortalecimento de competências e habilidades de profissionais negras

 

A Vale abriu inscrições para a segunda turma do Programa de Aceleração de Carreira para Mulheres Negras, iniciativa que visa acelerar o desenvolvimento profissional de 50 mulheres negras da sociedade. As participantes terão oficinas temáticas, mentoria individual, letramento e aulas com executivas negras renomadas no mercado. Com a iniciativa, a Vale quer continuar a contribuir para o fortalecimento de competências e habilidades de profissionais negras, dando suporte para que se destaquem no mercado de trabalho.

Desenvolvido em parceria com consultores especialistas na pauta racial, o programa é on-line, com aulas ao vivo, gratuito e tem duração de cinco meses, com uma média de três horas de dedicação semanal. A iniciativa é voltada para mulheres negras que não trabalham na Vale e a programação acontece em horário noturno. Para participar, as candidatas precisam se auto identificar como pretas ou pardas, desejar se autodesenvolver e ter concluído curso superior entre dezembro de 2013 e dezembro de 2019. A Vale busca, preferencialmente, mulheres dos estados em que opera: Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro, mas a oportunidade não se limita a essas regiões. As inscrições ficam abertas até 28 de setembro e devem ser feitas em www.vale.com/mulheresnegras.

O programa de aceleração de carreira é uma iniciativa da Vale voltada para o público externo para propagar conhecimento. O processo seletivo será realizado on-line, com entrevistas individuais durante os meses de setembro e outubro. A divulgação do resultado da seleção e o início do programa estão previstos para novembro. De acordo com Marina Quental, vice-presidente executiva de Pessoas da Vale, a primeira edição do programa foi um sucesso e já resultou em movimentação de carreira para diversas participantes. “É uma satisfação poder abrir uma nova turma do Programa de Aceleração de Carreiras para Mulheres Negras e, como parte da nossa jornada de diversidade e inclusão, contribuir também para termos uma sociedade mais justa e com equidade de oportunidades. Nosso objetivo é que este programa siga promovendo o empoderamento de mulheres negras para que elas possam alavancar suas carreiras”, afirma.

Direto da Fonte