Parceira com IFRN para descoberta de minerais estratégicos
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) assinaram protocolo de intenções para desenvolver pesquisas, treinamento de pessoal, intercâmbio laboratorial e publicação técnico-científica no campo das geociências. Entre os projetos que serão viabilizados estão pesquisas para a descoberta de minerais estratégicos, como o lítio, e a avaliação potencial sobre os pegmatitos. Um deles, já em execução pelo SGB, é a Avaliação dos Pegmatitos do RN/PB: Cartografia Geológica e Potencial Mineral de Pegmatitos na Província da Borborema. Também serão conduzidos estudos sobre rochas ornamentais.
O diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, disse que a ideia é potencializar a inovação, o desenvolvimento tecnológico e impulsionar a criação de uma nova indústria, gerando emprego e renda. “A identificação de áreas com potencial para a produção de minérios é fundamental para reduzir riscos exploratórios e criar um ambiente mais favorável, atraindo empresas e investidores, além de apoiar políticas públicas”. Para o chefe do Núcleo de Apoio de Natal, Francisco de Assis dos Reis Barbosa, a cooperação entre as instituições científicas de referência representa um ganho para o estado e os municípios potiguares. “Somaremos as nossas capacidades técnicas e iremos contribuir para o desenvolvimento científico e para a capacitação de estudantes e profissionais”.
A cooperação abrange as áreas de geologia, geoquímica, geofísica, metalogênese, petrologia, geoprocessamento, sedimentalogia, estratigrafia, geologia marinha, hidrogeologia, geologia de engenharia, solos, geodiversidade, prospecção mineral, processamento e tecnologia mineral. Além disso, haverá projetos de execução de análises laboratoriais, viagens técnicas de campo, empréstimo de amostras, publicações, cursos, conferências, reuniões técnicas, palestras e seminários. Também participaram da cerimônia: o pesquisador do SGB Eugênio Pacelli Dantas; o professor Rafael Passos, representante do Centro de Referência em Tecnologia Mineral (CT Mineral/IFRN); o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino Aldo de Lima Neto; a pró-reitora de extensão, Samira Fernandes Delgado; o diretor-geral do campus Natal-Central, Jonas Eduardo Gonzalez Lemos; e o diretor geral do campus Parelhas, Ramon Viana.