Municípios mineradores recebem premiação

07/06/2022
O Prêmio Municípios Mineradores 2022 foi organizado através de uma parceria entre o IBRAM e a Agenda Pública, com idealização e apoio do MME.

 

Em cerimônia realizada no MME, em Brasília, foram premiados oito municípios mineradores por gestão destacada e oito áreas. Os municípios que receberam a premiação foram: Canaã dos Carajás-PA (Saúde e Infraestrutura), Alto Horizonte-GO (Educação), São Gonçalo do Rio Abaixo-MG (Meio Ambiente e Proteção Social), Ouvidor-GO (Finanças Públicas), Catas Altas-MG (Desenvolvimento Econômico) e Itabira-MG (Gestão).  

O Prêmio Municípios Mineradores 2022, em sua primeira edição, foi organizado através de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Agenda Pública, com idealização e apoio do MME. A iniciativa busca reconhecer o desempenho efetivo da gestão municipal na oferta de serviços públicos e seu impacto direto para a população que vive nos municípios com mineração.

O ministro do MME, Adolfo Sachsida, e o do Meio Ambiente, Joaquim Leite, participaram, assim como o titular da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Pedro Paulo Dias Mesquita, o diretor da Agenda Pública, Sergio Andrade, além da representante do comitê avaliador, Maria Amélia Sanches.

Foram 24 práticas finalistas, avaliadas pela Agenda Pública, a partir de um banco de dados com 40 indicadores. Comparou-se os desempenhos de 200 municípios com maior presença da mineração em todo o Brasil e as práticas finalistas também foram validadas pelo comitê de seleção, formado por especialistas em políticas públicas, para chegar às oito premiações, uma para cada categoria de política pública.

Homenagem póstuma 

No início da solenidade de premiação, o MME prestou homenagem póstuma a Samir Nahass, falecido recentemente. Ele integrou o primeiro contingente de profissionais da então CPRM (hoje Serviço Geológico do Brasil) e por mais de 30 anos exerceu funções relevantes para setor mineral. Samir também integrou os quadros da Secretaria de Mineração, Geologia e Transformação Mineral do MME.