Meteoric firma acordo de fornecimento com a Ucore

21/08/2024
Meteoric fornecerá 3 mil toneladas métricas de óxido de terras raras total (TREO) do futuro Projeto de Argila Iônica de Terras Raras de Caldeira, em MInas Gerais

 

A Meteoric Resources e a Ucore Rare Metais anunciam que firmaram um Memorando de Entendimento (MOU) para o fornecimento de 3 mil toneladas métricas de óxido de terras raras total (TREO) do futuro Projeto de Argila Iônica de Terras Raras de Caldeira, da Meteoric, no estado de Minas Gerais, para a unidade de produção de óxido de terras raras em desenvolvimento em Alexandria, Louisiana, EUA, da Ucore, no Complexo Estratégico de Metais de Louisiana. 

De acordo com o comunicado, o TREO identificado no Projeto Caldeira, da Meteoric, representa uma cesta de elementos de terras raras pesados com Óxidos de Terras Raras fortemente enriquecidos - térbio, disprósio, neodímio e praseodímio. Caldeira foi identificado como uma das fontes de terras raras de menor custo do mundo, com excelentes métricas financeiras.

A Ucore é uma empresa pública canadense sediada em Halifax, Nova Escócia, com uma tecnologia transformacional de separação de terras raras. A empresa está atualmente realizando a separação de elementos de terras raras leves e pesadas em escala de demonstração em sua unidade de comercialização e demonstração em Kingston, Ontário. Os participantes incluem o Departamento de Defesa dos EUA e o Governo Canadense, enquanto a Ucore implementa seu plano de transferência de tecnologia de escala de demonstração para escala comercial em sua futura unidade de produção da Louisiana.

Principais disposições do MOU:

  • Durante a vigência do MOU, as Partes trabalharão para estabelecer um acordo definitivo vinculativo para o fornecimento de carbonato de terras raras misto de Caldeira para a Louisiana SMC.
  • Quando as Partes estiverem em produção, elas prevêem que a Ucore comprará uma quantidade mínima de 3 mil de TREO anualmente de Caldeira.
    • Isso pode representar mais de 900 t de NdPr, aproximadamente 6 t de Tb e 24 t de Dy.
  • Ambas as Partes apoiarão uma à outra na busca de financiamento e desenvolvimento de negócios para seus respectivos projetos.
  • A produção inicial de REO da Ucore em Louisiana está prevista para começar a ser comissionada no quarto trimestre de 2025 e iniciar as operações comerciais no primeiro semestre de 2026.
  • A Meteoric espera obter uma licença de construção até o quarto trimestre de 2025 e pretende iniciar a produção do MREC durante o segundo semestre de 2027.

Pat Ryan, P.Eng., Chairman e CEO da Ucore, comentou: "A Ucore está muito feliz por ter a oportunidade de trabalhar com a Meteoric e seu Projeto Caldeira de classe mundial, enquanto continuamos a nos envolver com parceiros com ideias semelhantes no estabelecimento de uma cadeia de suprimentos ocidental composta por diversos projetos globais. A proximidade da América do Sul, particularmente do Brasil, ao Porto de Nova Orleans e à nossa instalação em Alexandria, Louisiana, está idealmente situada, pois estabelecemos a fabricação de terras raras no sudeste dos Estados Unidos."

Nick Holthouse, CEO da Meteoric, por sua vez, disse: "Estamos muito satisfeitos em trazer este importante acordo com a Ucore ao mercado. Isso se baseia na estratégia de offtake de MREC da Meteoric, e estamos muito satisfeitos em apoiar a Ucore em sua marcha para se tornar uma opção de separação alternativa para uma cadeia de suprimentos de terras raras ocidentais. O interesse da Ucore sinaliza uma forte confiança do mercado externo na capacidade do Projeto Caldeira de progredir para um FID e para a produção. Estamos ansiosos para trabalhar com a Ucore e ter o benefício de seu suporte técnico e relacionamentos com o governo dos EUA, à medida que continuamos a buscar e desenvolver nossas próprias capacidades downstream e progredir para um acordo comercial vinculativo."