Mapa indica potencial da Província Borborema
O Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), apresentou o Mapa de Favorabilidade para Pegmatitos Litiníferos na Província Borborema, para estimular a pesquisa e desenvolver o setor mineral no Nordeste brasileiro.
O mapa de favorabilidade mineral é fruto de estudo de potencial mineral de uma região para determinada substância e mostra áreas mais favoráveis à exploração mineral, a partir do processamento de dados geológicos, geoquímicos e geofísicos, classificando-as em termos da sua prospectividade. Os pegmatitos da Província Borborema são ricos em minerais industriais e metálicos, como columbita-tantalita, caulim, quartzo, feldspatos e micas. Eles também hospedam depósitos de gemas (turmalinas e água-marinha) e ocorrências de minerais de lítio (espodumênio, lepidolita e ambligonita).
O estudo utilizou quatro componentes do sistema mineral: fontes de fluidos, metais e ligantes; fontes de energia; condutos para a migração de fluidos; e gradientes para a deposição do minério. Adicionalmente, dados geofísicos foram amplamente empregados na geração do modelo de favorabilidade. Para constatar a eficiência do mapa, confrontou-se o mesmo com os depósitos já conhecidos, além de checar se o próprio foi capaz de identificá-los. Com esse objetivo, o levantamento coletou dados de 59 ocorrências de pegmatitos litiníferos levantadas ao longo do projeto, que foram utilizadas para a validação do modelo. Contudo, é importante ressaltar que, na sua concepção, não foram usados dados de recursos minerais.