Lançado projeto Legado de Brumadinho

02/05/2022
O projeto vai incentivar o debate de temas relacionados não apenas à segurança no trabalho, mas também ao valor da vida, ao meio ambiente e à preservação da memória.

 

A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (AVABRUM) lançou o documento ‘Projeto Legado de Brumadinho’, que tem como meta fixar na sociedade temas dentro do âmbito da segurança do trabalho que, se tivessem tido a atenção necessária no passado, poderiam ter evitado o maior acidente de trabalho da história do Brasil, quando 12,7 milhões de m³ de rejeito de minério de ferro matou 272 pessoas em Minas Gerais, no rompimento da Barragem da Mina do Córrego do Feijão.

O projeto vai incentivar o debate de temas relacionados não apenas à segurança no trabalho, mas também ao valor da vida, ao meio ambiente e à preservação da memória. Serão promovidas ações de formação, de fortalecimento comunitário e de comunicação, que vão contribuir para o desenvolvimento local e a reconstrução econômica social. Uma campanha publicitária vai lembrar que Amanhã pode ser tarde”, reforçando nas redes que, quando se trata de garantir a vida, medidas de prevenção são urgentes e não podem ser adiadas. Todas as ações do projeto serão divulgadas por meio do site Legado de Brumadinho, além de redes sociais Instagram e Facebook

Realizado pela Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias (Sabic), o Projeto Legado de Brumadinho é desenvolvido com a Fundação Dom Cabral (FDC), a Inspirartes Produções Culturais, o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS) e a LS Comunicação, contando ainda com apoio técnico da ABCPública e com a parceria AVABRUM. O projeto Legado de Brumadinho é realizado com recursos destinados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho, em 25/01/2019, que matou 272 pessoas.